Encontro no Paço alinhou ações entre poder público e setor produtivo para cobrar investimentos na rede elétrica e medidas que garantam estabilidade no fornecimento de energia e segurança econômica à cidade
O prefeito, Guto Volpi, reuniu-se nesta segunda-feira (15.12) com empresários de Ribeirão Pires para tratar, em primeiro lugar, das recorrentes oscilações e quedas no fornecimento de energia elétrica.
O problema tem afetado diretamente o setor produtivo e também, da mesma forma, os moradores da cidade.
O encontro reforçou a articulação entre o poder público e o empresariado para a busca conjunta de soluções junto à concessionária Enel e aos órgãos reguladores.
Desde quarta-feira (10.12) até o sábado (13.12), empresas da cidade enfrentaram interrupções constantes no fornecimento de energia.
A falha compromete a produção e gera prejuízos operacionais e financeiros.
No sábado, por exemplo a energia voltou a oscilar ao longo do dia, sendo restabelecida de forma mais estável apenas a partir das 15h.
A região do distrito industrial às margens da Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031) está entre as mais impactadas.
Atinge a população
O prefeito de Ribeirão Pires destacou, além disso, que o problema vai além do setor industrial e atinge diretamente a população.
“A Enel afeta a indústria e também as residências. Estamos lutando para buscar soluções. Esse é só o começo de uma grande crise de energia e hídrica, que precisa ser enfrentada com responsabilidade e planejamento”, afirmou, em resumo.
Como encaminhamento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo irá realizar um levantamento detalhado sobre o número de empresas afetadas, faturamento e quantidade de empregos gerados no distrito industrial — atualmente, cerca de sete empresas estão instaladas na região. Os dados servirão de base para fortalecer as reivindicações do município junto à concessionária e aos órgãos competentes.
Durante a reunião, Marcio Grazino, representante da Maximus Embalagens Especiais, relatou que, “ao longo de 2025, a empresa acumulou mais de 150 horas sem fornecimento de energia, ocasionando prejuízos significativos”. Para Luís Pini, diretor financeiro do Grupo Torcisão, a situação evidencia a necessidade de investimentos na rede de transmissão. “A rede precisa de investimentos. É fundamental somar forças com o poder público. Vamos avançar também pela via jurídica”, destacou.
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Cesar Ferreira, e o vereador Matheus Brizotto.
O encontro marca, em suma, o fortalecimento da atuação conjunta entre Prefeitura e empresários.
Isso para cobrar providências, garantir maior estabilidade no fornecimento de energia e proteger o desenvolvimento econômico de Ribeirão Pires.
