Prefeito, Guto Volpi, reforça articulação com empresários de Ribeirão Pires por soluções às quedas de energia da Enel

In ABCD On
- Updated
Encontro no Paço alinha ações entre poder público e setor produtivo para cobrar investimentos na rede elétrica e medidas que garantam estabilidade no fornecimento de energia e segurança econômica à cidade. Foto: Gabriel Moraes/PMETRP

Encontro no Paço alinhou ações entre poder público e setor produtivo para cobrar investimentos na rede elétrica e medidas que garantam estabilidade no fornecimento de energia e segurança econômica à cidade

O prefeito, Guto Volpi, reuniu-se nesta segunda-feira (15.12) com empresários de Ribeirão Pires para tratar, em primeiro lugar, das recorrentes oscilações e quedas no fornecimento de energia elétrica.

O problema tem afetado diretamente o setor produtivo e também, da mesma forma, os moradores da cidade.

O encontro reforçou a articulação entre o poder público e o empresariado para a busca conjunta de soluções junto à concessionária Enel e aos órgãos reguladores.

Desde quarta-feira (10.12) até o sábado (13.12), empresas da cidade enfrentaram interrupções constantes no fornecimento de energia.

A falha compromete a produção e gera prejuízos operacionais e financeiros.

No sábado, por exemplo a energia voltou a oscilar ao longo do dia, sendo restabelecida de forma mais estável apenas a partir das 15h.

A região do distrito industrial às margens da Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031) está entre as mais impactadas.

Atinge a população

O prefeito de Ribeirão Pires destacou, além disso, que o problema vai além do setor industrial e atinge diretamente a população.

“A Enel afeta a indústria e também as residências. Estamos lutando para buscar soluções. Esse é só o começo de uma grande crise de energia e hídrica, que precisa ser enfrentada com responsabilidade e planejamento”, afirmou, em resumo.

Como encaminhamento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo irá realizar um levantamento detalhado sobre o número de empresas afetadas, faturamento e quantidade de empregos gerados no distrito industrial — atualmente, cerca de sete empresas estão instaladas na região. Os dados servirão de base para fortalecer as reivindicações do município junto à concessionária e aos órgãos competentes.

Durante a reunião, Marcio Grazino, representante da Maximus Embalagens Especiais, relatou que, “ao longo de 2025, a empresa acumulou mais de 150 horas sem fornecimento de energia, ocasionando prejuízos significativos”. Para Luís Pini, diretor financeiro do Grupo Torcisão, a situação evidencia a necessidade de investimentos na rede de transmissão. “A rede precisa de investimentos. É fundamental somar forças com o poder público. Vamos avançar também pela via jurídica”, destacou.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Cesar Ferreira, e o vereador Matheus Brizotto.

O encontro marca, em suma, o fortalecimento da atuação conjunta entre Prefeitura e empresários.

Isso para cobrar providências, garantir maior estabilidade no fornecimento de energia e proteger o desenvolvimento econômico de Ribeirão Pires.

You may also read!

Pela primeira vez, Diadema entregará uniformes escolares no início do ano letivo

Produção de mais de 210 mil peças está praticamente concluída e garante, acima de tudo, entrega dos kits completos

Read More...

Prefeitura de São Caetano garante início do ano letivo com crédito para uniforme e material escolar

A Prefeitura de São Caetano do Sul libera em 26 de janeiro os créditos dos programas de Uniforme Escolar

Read More...

SESC Verão 2026, no Parque Espaço Verde Chico Mendes, agita férias da criançada em São Caetano

Enquanto aguardam o retorno das aulas, marcadas para 11 de fevereiro, os moradores de São Caetano que já retornaram

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu