A visita faz parte de uma estratégia de visitas a indústrias e empresas da região com o objetivo de aproximar as demandas de emprego dos setores econômicos às políticas de capacitação profissional.
A iniciativa pretende, em primeiro lugar, enfrentar um cenário desafiador.
Atualmente, o município gera, por exemplo, apenas cerca de 35% da necessidade de vagas formais, sendo o setor público o maior empregador.
“É preciso mudar essa realidade, e isso só será possível fortalecendo as empresas locais e preparando trabalhadores capacitados para o mercado”, destacou o prefeito.
Escola Trabalhador 4.0
Como estratégia, Akira anunciou a implementação do programa federal Escola Trabalhador 4.0.
O mesmo oferece cursos gratuitos e online em áreas ligadas à economia digital e às novas demandas do mercado.
O foco é o desenvolvimento de competências técnicas e digitais, ampliando as oportunidades para os moradores da cidade.
“Vamos capacitar os trabalhadores para atender às demandas do mercado. Assim, geramos mais empregos, fortalecemos o comércio local, melhoramos a qualidade de vida e reforçamos os laços familiares”, completou, da mesma forma, Akira.
Na terça-feira (02.09), durante visita à Unipar – unidade Santo André, o prefeito esteve acompanhado da vice-prefeita, Vilma Marcelino, para apresentar o programa e discutir parcerias voltadas à capacitação e contratação de moradores de Rio Grande da Serra.
A proposta foi, além disso, bem recebida pela diretoria da empresa.
Eles conversaram com o diretor Pedro Rohl e Adriano Araújo, da Comunicação e Projetos Sociais da empresa.
A vice-prefeita ressaltou, acima de tudo, a relevância da ação.
“Preparar os moradores de Rio Grande da Serra para o mercado de trabalho tem um impacto social profundo. E com o olhar colaborativo das empresas, esse caminho se torna muito mais viável e promissor”, afirmou, em conclusão, Vilma.
