Ações fizeram parte de operação integrada entre o Departamento de Controle Urbano, Semasa e GCM
Só tem “experto”, como dizem os cariocas, mas a Prefeitura de Santo André está mais esperta em relação às irregularidades nas obras ou no péssimo funcionamento de estabelecimentos
Graças a operação integrada entre o Departamento de Controle Urbano (DCUrb), Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e Guarda Civil Municipal (GCM), a construção de um prédio foi lacrada nesta sexta-feira (11,02), no Parque das Nações.
Na Rua Estônia, prédio vertical teve projeto aprovado para seis pavimentos, mas neste momento a construção está no sétimo.
Houve reuniões e orientações com os responsáveis, mas a irregularidade foi mantida.
Na vistoria para lacração, os fiscais constataram, além disso, que o local não tem condições de salubridade nem para os trabalhadores e nem para a vizinhança. A obra foi lacrada.
Bares da periferia
Atenta em todos os pontos da cidade, a fiscalização também esteve presente nos bairros periféricos.
Na quinta-feira (10.02), por exemplo, também em operação integrada entre DCUrb, Semasa e GCM, dois bares foram interditados.
Motivos: perturbação do sossego. Os dois estão no Jardim Santo André e Jardim Santa Cristina.
A Prefeitura de Santo André ressalta que o não cumprimento de leis, sejam elas municipais, estaduais ou federais, implicará na responsabilização.
Da mesma forma, sempre tomará todas as medidas cabíveis e necessárias para punir os infratores.
Tais irregularidades são constatadas tanto por verificação do próprio DCUrb, como por denúncias do Ministério Público, Polícia ou mesmo pela própria população por meio da plataforma Colab.
O sistema Acto, portanto, também facilita a verificação da documentação.
Plataforma Acto
Como forma de desburocratizar, simplificar e agilizar a abertura de projetos, a Prefeitura de Santo André adotou em dezembro de 2019 a plataforma Acto.
O sistema beneficia o morador que necessita construir ou realizar obra em seu empreendimento, por meio de uma interface mais ágil e totalmente digital.
Isso evita o uso de papel e dispensa o solicitante de fazer o pedido presencialmente.
Desde sua implantação, foram 1.364 milhão de metros quadrados de projetos aprovados no município em solicitações realizadas pela ferramenta.
Com 39,5 mil processos tramitados online, há uma estimativa de que a cidade tenha reduzido o uso de papel em 34%, com cerca de 5,3 milhões de papéis que deixaram de ser usados.
A estimativa é de que a Prefeitura economizou aos cofres públicos R$ 14 milhões.
A adoção do sistema Acto oferece ao usuário, em conclusão, benefícios como comunicados enviados eletronicamente, possibilidade de sanar dúvidas a respeito da execução da obra por meio do chat da plataforma, protocolo de serviços todos pela internet, atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, e acompanhamento passo a passo do projeto.