Ações durante Novembro Azul estimulam o autocuidado e a prevenção de doenças
“Venho de uma família com pai e avô que não tinham muita informação e eram contra ir ao hospital. Minha geração teve esse espelho e, no decorrer da vida, aprendi que tem que ter a prevenção. Mesmo que aparentemente não tenha nada, precisa fazer os exames e saber como está a saúde”, assim o morador do Parque Real em Diadema, Sidney Regis Rodrigues, ressalta a importância do cuidado com a saúde do homem.
Ele participou, em primeiro lugar, de Atividade Educativa relacionada ao Novembro Azul na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Real, na manhã desta sexta-feira (24.11).
Sidney reforça, acima de tudo, que o preconceito é uma barreira a ser ultrapassada.
“Com a maturidade, a pessoa entende que é um cuidado com a saúde. Isso pode fazer a diferença em relação ao câncer de próstata”, completa, da mesma forma.
A cada 38 minutos, um homem morre devido à doença no País, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Prevenir é fundamental
Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para o sucesso do tratamento e a qualidade de vida de quem for diagnosticado.
Para o médico da Unidade, Rodrigo Shiuya, que conduziu o encontro junto às agentes comunitária de saúde Diana Aparecida Barbosa e Aline Lucia da Silva, “o mais importante é se cuidar e realizar os exames rotineiramente. Embora seja uma doença silenciosa no início, alguns sinais podem mostrar essa alteração”, explica. Dificuldade de urinar, diminuição do jato ou sangue na urina são sintomas que precisam de investigação clínica.
A orientação é que o usuário procure sua UBS de referência para que o profissional de saúde possa fazer a orientação caso a caso sobre sintomas, riscos e outros cuidados.
O convite para a atividade na UBS Parque Real foi feito ao longo do mês e, no dia, para quem foi ao serviço.
“Vim pegar medicação e, chegando aqui, me informaram sobre a orientação sobre o câncer de próstata e resolvi participar. Acho muito importante para a saúde da pessoa”, afirmou o morador da Vila Conceição, Adriano Andrade Correia.
Programação
Neste ano, o Novembro Azul possui o tema “A coragem está em se cuidar” incentiva o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis para melhora da qualidade de vida.
A programação, que segue até o final do mês, inclui grupo com auriculoterapia, vacinação, palestra em empresa, lian gong e roda de conversa.
Confira as atividades em https://portal.diadema.sp.gov.br/programacao-do-novembro-azul-em-diadema-incentiva-autocuidado/.