O terceiro e último encontro foi direcionado aos usuários da rede socioassistencial de áreas afastadas da região central
Na tarde desta sexta-feira (30), a Prefeitura de Ribeirão Pires e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram a terceira Pré-Conferência Municipal da Assistência Social. Desta vez o último encontro foi direcionado aos usuários do Centro de Referência (CRAS) da região da Quarta Divisão e Ouro Fino.
Com objetivo de favorecer o debate durante todas as etapas do processo, o Conselho Nacional de Assistência Social definiu os eixos temáticos que foram discutidos durante as pré-conferências (municipais, estaduais e também na nacional): Financiamento e orçamento de natureza obrigatória; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda.
“A participação ativa da população é essencial para a construção de políticas sociais mais justas e efetivas, e cabe a todos os envolvidos promover e ampliar essa participação, assegurando que as vozes daqueles que mais precisam sejam ouvidas e consideradas na busca por um futuro mais justo e solidário”, completou Agnaldo Aparecido Geremias, professor/formador da Social Soluções, co-organizadora da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ribeirão Pires.
Cronograma – No próximo dia 14 de julho, das 8h às 17h, será realizada a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social com a temática “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A Conferência municipal discute e delibera ações a partir do diagnóstico da realidade em relação ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município. E, ainda, apresenta propostas para o fortalecimento do SUAS com deliberações para o âmbito municipal, estadual e para o âmbito nacional, considerando as competências de cada ente federativo.