Em todas as regiões, foliões aprovaram, em primeiro lugar, a estrutura festa organizada pela Prefeitura
O primeiro dia do pré-carnaval de rua de São Paulo, neste sábado (22.02), teve, acima de tudo, blocos lotados, milhares de copos d’água distribuídos para enfrentar o calorão da cidade e muita alegria.
Em um dos trios elétricos mais animados deste carnaval, o ator e cantor Tiago Abravanel resumiu, em suma, o sentimento que toma conta da cidade.
“O Carnaval de São Paulo está fazendo história em mais um ano. Estou muito feliz e honrado de poder participar desta festa que é tão importante e tem crescido cada vez mais, com mais segurança, mais organização. Que a gente possa ser feliz antes, durante e depois do carnaval, celebrando sempre com consciência, respeito e muita alegria”, declarou, em resumo.
Antes, ele aproveitou, da mesma forma, para homenagear o avô, o ícone da televisão brasileira, Silvio Santos, que faleceu no ano passado, com as várias marchinhas que do seu repertório para o público que participou do Bloco do Abrava, na Avenida Faria Lima.
Site oficial
A Prefeitura criou, além disso, o site oficial carnavalsp.com com informações sobre locais, horários e itinerários dos blocos de rua.
Cerca de 100 blocos percorreram, portanto, as ruas da Capital neste sábado.
A organização e segurança na festa, realizada pela Prefeitura de São Paulo, foram, da mesma forma, bastante elogiadas pelos foliões.
Com a previsão de altas temperaturas nos dias de pré, carnaval e pós, a Prefeitura de São Paulo está fazendo uma grande operação para ajudar a amenizar os efeitos do calorão enquanto os foliões curtem seus bloquinhos preferidos nas ruas da cidade. Além de borrifadores e caminhões lançando jatos d’água, serão distribuídos 2,2 milhões de copos de água em 158 tendas. Em parceria com a Sabesp, haverá 2 caminhões com torneira e 5 bebedouros. A Prefeitura também tem uma parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) para a distribuição de água.
A Prefeitura montou uma megaestrutura para moradores e turistas aproveitarem o maior Carnaval do Brasil. A cidade terá números recordes da festa deste ano: público estimado de 16 milhões de pessoas, entre elas 1,5 milhão de turistas, distribuídas em 601 blocos de rua, previsão de R$ 3,4 bilhões na economia da capital, o maior retorno financeiro da história da cidade, além da geração de 50 mil empregos. Veja mais informações sobre o Carnaval neste link.
Água gratuita
Por conta das altas temperaturas, a distribuição gratuita de água foi um dos principais motivos para a vendedora Stefani Lins, 24 anos, moradora do bairro do Carrão, na Zona Leste, ir pular no Casa Comigo. “Achei muito interessante saber que há distribuição de água em pontos estratégicos e de graça. Muito melhor do que ter que ficar pagando R$ 5 cada vez que sentir sede.
Quem também ficou surpresa com a estrutura organizada pela Prefeitura na Avenida Henrique Schaumann foi a chefe de cozinha Inês Chaves Prado, 46. “Estava esperando que seria bagunçado, mas é organizado demais. Meu recado para quem está em dúvida, se deve vir ou não é: venha! É tudo muito tranquilo, a gente só tem que pensar em se divertir”, garantiu.
Uma estrutura ainda melhor do que nos anos anteriores, assim como a existência de postos médicos e produtos vendidos a preços tabelados agradaram a coordenadora Meire Peixoto, 38 anos, que saiu de Carapicuíba, na Grande São Paulo, para se divertir no Bloco do Abrava. “A estrutura está muito boa, muitos guardas, comida, bebida. É um momento de lazer para crianças e idosos. Tudo bastante seguro”, disse.
Os postos de atendimento médico chamaram a atenção da administradora Silvana Vendramini, 52 anos, que esteve no Bloco Casa Comigo, na Rua Henrique Schaumann, na Zona Oeste. “Está muito melhor do que das outras vezes. Vou participar de vários blocos e também vou ao sambódromo. O carnaval de São Paulo é o maior show da terra.”
Já a assistente administrativa Elaine Oliveira, moradora da Zona Oeste, participou da festa pela primeira vez, no Casa Comigo, e garantiu: vai voltar. “Está tudo maravilhoso, organizado. Há muitos guardas civis circulando, banheiros químicos, isso faz toda a diferença. No próximo ano estarei aqui novamente”, afirmou.
Trânsito organizado
A cirurgiã-dentista Vanessa Araújo, 38 anos, elogiou, por exemplo, o trabalho dos agentes da CET.
“Vim de carro aqui para a Faria Lima e parei em uma rua paralela, mas está super tranquilo. O pessoal do trânsito está orientando bem os motoristas”, declarou, em suma.
Vanessa só lamentou, portanto, não ter levado suas duas filhas ao evento. “Não pensei que estivesse organizado assim. Tem ponto de apoio, eu poderia estar com as meninas aqui. Tem banheiro, água gratuita e lugar para as famílias ficarem sem ser importunadas. Amei a estrutura do evento.”
Inclusão
Com foco especial na inclusão e diversidade, o Bloco do Fico tomou conta das ruas do Ipiranga, na Zona Sul, com muitas fantasias e marchinhas. “O Bloco do Fico é muito importante, é vida. Tira de casa muitas pessoas com deficiência. Isso é um sinal de respeito. Não deveria acontecer só uma vez por ano”, disse a aposentada Sueli Cseh, 61.
A cuidadora de idosos Jaciene de Jesus, de 56 anos, participou da festa ao lado de seu filho e afirmou estar encantada com o carinho com que foram recebidos pelos demais participantes. “Foi uma recepção muito legal, nos sentimos bastante acolhidos”, disse, em conclusão.