Povo aprova combate à dengue em Diadema

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: André Baldini/PMD

Mutirão casa a casa visitou mais de mil residências e comércios para orientar a população e fiscalizar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti; moradores se unem na luta contra a doença

No verão, as condições do clima – com dias quentes e alta umidade – são favoráveis para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Por isso, é fundamental que a população esteja, em primeiro lugar, unida com o poder público no combate a doença.

Moradora do Serraria, Maria Lucimar da Silva já sabe, acima de tudo, como deixar o mosquito da dengue longe.

“Eu faço limpeza na minha casa e não deixo água parada”, afirmou, em resumo.

Ela recebeu os agentes de saúde, no segundo Dia D de Combate à Dengue, nesta terça-feira (21.02), que visitaram mais de mil residências e estabelecimentos, de acordo com o balanço parcial da ação.

As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) percorreram os bairros Casa Grande, Conceição, Maria Tereza, Nova Conquista, Paineiras, Piraporinha, Real, Reid, Ruyce, São José e Serraria para chamar a atenção da população quanto à necessidade dos cuidados e ações de combate ao mosquito da dengue.

Claudionor Marques do Nascimento teve dengue há seis anos atrás e sabe, portanto, que a população deve receber os agentes durante os mutirões.

“Essa doença derruba mesmo. É muito boa essa ação da Prefeitura, que continue para que possamos prevenir a dengue”, relatou o morador da Vila Conquista.

Secretário acompanha

O secretário municipal de Saúde, José Antônio da Silva, o Zé Antônio, acompanhou a ação nos bairros para sensibilizar a população.

“Convido você morador e moradora de Diadema fazer sua parte, ajudar e eliminar toda água parada. Nossa defesa contra o mosquito é esse trabalho de prevenção. Somente juntos vamos vencer esse mosquito”, reforçou, em suma.

Zé Antônio fala à população

Ele ainda ressaltou a ampliação dos canais de comunicação para denúncias de possíveis criadouros do mosquito, como telefone (08007710 963), whatsapp (11 40595892) e email ccz@gmail.com.

A rede municipal de Saúde está preparada e qualificada para ações de educação em saúde, combate ao mosquito, diagnóstico da doença e tratamento.

A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luísa Malatesta, ressalta o papel dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias.

“Eles são referências dos usuários em seus territórios, ajudando no cuidado e identificar os riscos ambientais para prevenção das arboviroses. Neste combate ao mosquito, a ação dos moradores é fundamental e a receita é bem simples, dura cerca de 10 minutos: olhar uma vez por semana os locais que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti”, afirmou.

Confira o check list de locais para vistoriar em casa em https://portal.diadema.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/FolhetoDenguePMD_2024.pdf.

Quem apresentar sintomas sugestivos de dengue, como febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite, deve procurar o serviço de saúde, tomar bastante líquido e evitar uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (AAS).

Saiba mais sobre a dengue em https://portal.diadema.sp.gov.br/dengue/.

Apoio

Para reforçar as ações de prevenção à dengue, a Prefeitura realizou em fevereiro dois mutirões de limpeza.

Foram ações de zeladoria com o objetivo de eliminar as condições favoráveis para o mosquito Aedes.

Esses mutirões seguem, da mesma forma, até o final do mês, em diversas regiões da cidade.

Na semana passada, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde reuniu-se com representantes dos serviços municipais para orientar sobre a prevenção da dengue e ações de prevenção.

Mais informações, em conclusão, em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-convoca-servidores-para-acao-conjunta-no-enfrentamento-a-dengue/.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu