População reconhece trabalho desenvolvido pelo Procon Diadema

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Fotos: Dino Santos/PMD

Serviço passou por reforma que inclui paisagismo na entrada do prédio, ambientes mais amplos para atendimento, além de espaço reservado para criação da Escola do Consumidor, que terá palestras e cursos sobre as relações de consumo

Em tempos de redes sociais, uma carta escrita à mão pelo morador de Diadema Luiz Antônio Miguel emocionou, em primeiro lugar, os profissionais do Procon do município.

Nela, o aposentado agradece, por exemplo, a celeridade, o cuidado e a atenção da equipe para resolver um problema com a empresa de energia que vinha preocupando sua família.

A carta manuscrita foi citada, portanto, pela coordenadora do serviço, Eliete Menezes, na manhã de quarta-feira (07.12), durante visita do prefeito José de Filippi Junior ao Procon.

Honrando o espírito público

“É possível trabalhar honrando o espírito público, aquilo que você faz em favor da coletividade. No dia 1º de janeiro, completo 30 anos que assumi meu primeiro mandato e o Procon foi o primeiro serviço que inaugurei na cidade e começamos a desenvolver a consciência que os consumidores têm que ter. Esse é mais um compromisso nosso de garantir acesso a direitos e à justiça”, ressaltou, em resumo, Filippi.

A fala marca, portanto, a entrega simbólica da reforma do espaço.

O serviço foi criado em junho de 1993, na primeira gestão do prefeito, hoje, acima de tudo, em sua quarta Administração.

“No início da gestão, encontramos o Procon meio parado e recomeçamos com a retomada dos atendimentos virtuais, em razão da pandemia pela covid-19. Retomamos as fiscalizações e as audiências também. Hoje, é a celebração de um evento importante para nós. Temos o Procon reformulado e o prédio é o símbolo disso”, disse, em suma, a secretária de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista.

A recepção e a área de atendimento, que antes funcionavam no mesmo espaço, ganharam ambientes distintos e mais confortáveis com o novo paisagismo na entrada do prédio, troca de cadeiras e mobiliário, pintura geral e manutenção elétrica. Todos os insumos e mão-de-obra foram utilizados com recursos da própria Prefeitura.

Prédio tem três andares

O prédio possui três andares. No térreo, é realizado o primeiro atendimento ao consumidor. O primeiro pavimento é destinado às dependências administrativas e aos advogados do serviço. Já no segundo andar, futuramente, será destinado à Escola do Consumidor, um ambiente para palestras e cursos.

Para a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes, as intervenções “melhoram o espaço físico para realizar um bom atendimento e aperfeiçoar o trabalho na garantia dos direitos dos consumidores. E nenhum atendimento foi suspenso durante o período de reforma, mais concentrado nos meses de agosto e setembro”, afirmou.

A vice-prefeita Patrícia Ferreira parabenizou o empenho da equipe no atendimento. “Quem vem procurar o Procon já está com problema e não conseguiu solucionar. Então, quando a pessoa chega aqui e encontra um ambiente acolhedor fica mais tranquilo. Nossa população merece”, afirmou. A também secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho colocou a pasta à disposição do Procon para futuras parcerias.

Confiança

Luiz Antônio Miguel é, além disso, um dos mais de 2.900 atendimentos realizados pelo Procon no ano de 2023.

Segundo o consumidor, seu direito foi “ouvido, conduzido e pleiteado junto à prestadora de serviço com lisura e sem artifícios”.

Em sua carta, ele relata que “algumas vezes ficamos esgotados, angustiados e incrédulos quanto à forma como tratado o direito de cada cidadão em nosso país e isso nos desencanta e entristece, principalmente porque há muita gente de não consegue buscar ajuda”, mas garante que o trabalho desenvolvido na proteção dos direitos do consumidor traz esperança.

“Vocês nos fizeram crer que o nosso País ainda tem vias legais de não desistir de ser o guardião dos direitos de nossa cidadania”, finaliza.

Essa tranquilidade e confiança no trabalho do Procon foram o que levou o pintor autônomo Mário Furtunato da Silva a procurar o atendimento do serviço, na quarta-feira.

“Levei meu celular para consertar, mas voltou com mais defeitos. Quero ver se devolvem meu dinheiro. O celular é uma ferramenta de trabalho para atender os clientes. Aconteceu ontem e, hoje, eu vim procurar meus direitos”, afirmou o morador do bairro Casa Grande.

Esta é a segunda vez que recorre ao serviço do consumidor. “A primeira foi há alguns anos. Eu confio no trabalho no Procon, por isso estou aqui”, garantiu.

Atendimento

O Procon Diadema tem a missão de reprimir práticas comerciais ilegais, agindo de maneira preventiva ao averiguar as condutas que tenham potencial lesivo para os consumidores e aplicando sanções administrativas pertinentes, com o intuito de desencorajar a prática de infrações e evitar que a coletividade de consumidores seja prejudicada em seus direitos. O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Mas, para ser atendido pelo Procon Diadema é preciso ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município.

A reclamação deve ser relacionada, da mesma forma, a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A equipe do serviço, em conclusão, é composta por 15 servidores entre coordenação, funcionários administrativos, advogados e estagiários

Serviço:

Procon Diadema
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
Emails: procon@diadema.sp.gov.br e procon.atendimento.covid@gmail.com.

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