Mais recente versão do documento que orienta o crescimento urbano na cidade data, em primeiro lugar, de 2007
A Prefeitura de Mauá abriu na noite desta quinta-feira (11.05), no plenário da Câmara Municipal, o debate com a população sobre o novo Plano Diretor.
A última versão da lei que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade foi feita em 2007, mas sua renovação deve ocorrer a cada 10 anos.
“O nosso governo teve a coragem de debater o Plano Diretor, porque é o mecanismo legal para orientar a ocupação do solo, pensando no futuro da cidade e das famílias da cidade. Será o melhor da história, para que Mauá possa voltar a ser protagonista do crescimento e desenvolvimento do Grande ABC”, comentou o prefeito Marcelo Oliveira.
O público contribuiu presencialmente e pelas redes sociais.
Em resposta a alguns questionamentos, foi respondido que a gestão está pleiteando junto ao Governo Federal mais participação nos investimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
O processo de construção do novo plano inclui estudos técnicos desenvolvidos por comissão integrada por equipe da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e servidores da Prefeitura, dedicados ao trabalho sistemático em todas as regiões do município e com amplo conhecimento da realidade local nos âmbitos econômico, arquitetônico, social e ambiental.
Simultaneamente, eles são apresentados em audiências públicas e debatidos com a sociedade organizada, considerando o interesse público no aproveitamento das sugestões e contribuições de vários segmentos do município.
As sugestões para contribuir com a elaboração do novo Plano Diretor de Mauá podem ser enviadas diretamente no site planodiretor.maua.sp.gov.br.
Lá tem mais detalhes dos estudos técnicos elaborados na cidade.