Joaquim Alessi
Literalmente, a obra entregue pelo prefeito Paulo Serra na manhã deste 15 de novembro de 2023 pode ser chamada de “Ponte para o Futuro”.
Sem nenhum favor, ou exagero de retórica, ela integra o pacote de obras do Complexo Viário Santa Terezinha, a maior intervenção da historia da cidade.
Mas, as boas notícias não param por aí.
Paulo Serra garantiu, da mesma forma, que ainda em dezembro (coisa de um mês), os motoristas teremos a liberação parcial do Viaduto Castelo Branco.
Portanto, já está aberto o novo viário que facilita o acesso ao bairro para o motorista que usa o Viaduto Castelo Branco e segue pela Alameda Martins Fontes.
Além disso, ele terá ainda mais facilidades com a liberação do viatudo.
Mas, como nem tudo são flores, pelo viaduto só poderão trafegar, daqui a um mês, veículos leves, pois não estará totalmente pronto.
Necessidade
“Estamos inaugurando esta ponte porque, para que as estruturas dos dois novos viadutos do Complexo Santa Teresinha sejam implantadas, é necessário demolir a ponte antiga. Desta forma será possível dar continuidade à obra e fixar as estacas”, explicou, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
Durante a inauguração, o prefeito anunciou que no início de dezembro ocorrerá a abertura parcial do Viaduto Presidente Castelo Branco, que foi interditado em novembro de 2022 para obras de recuperação estrutural. Atualmente, a via está completamente fechada na direção da Avenida Prestes Maia e funcionando com duas faixas no sentido Avenida dos Estados.
“Vamos conseguir antecipar a abertura do Viaduto Castelo Branco para o início de dezembro. A conclusão da obra será em abril, mas no mês que vem já vamos liberar o tráfego para voltar a ter um fluxo no sentido Prestes Maia e na direção do bairro”, complementou o prefeito Paulo Serra. O viaduto continuará liberado apenas para veículos leves.
Complexo Santa Teresinha
As obras do Complexo Viário Santa Teresinha têm o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego na Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí com acesso ao bairro Santa Teresinha.
Serão construídos dois novos viadutos, paralelos e em ambos os sentidos na Avenida dos Estados, visando reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nas duas direções do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistritos.
Acessibilidade
Além disso, as novas pistas do Complexo Viário Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas.
Isso garante maior segurança viária. Está prevista, da mesma forma, a construção de um parque linear sob os viadutos.
O custo de todas as intervenções é de R$ 145 milhões.
Incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que irão eliminar os cruzamentos existentes e a construção do parque linear.
O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).