Petroquímica e agronegócio: parceria para render bons frutos

In ABCD, Artigo, Economia On
Ana Paiva, coordenadora de Desenvolvimento de Mercado Agronegócio da Braskem

Ana Paiva*

É indiscutível a importância do agronegócio na economia mundial e em especial no Brasil, onde responde por mais de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) e pela geração de 37% dos empregos. A pujança do agro está numa escalada crescente que tem muito a ver com a adoção de novos recursos, pois o avanço do uso da tecnologia contribui para alavancar a produtividade do setor. Aí entram em campo as soluções petroquímicas que tornam o plástico um parceiro importante para apoiar o desenvolvimento sustentável do agronegócio em três dimensões: social, econômica e ambiental.

É uma combinação que tem dado certo em diversas aplicações no campo porque promovem segurança alimentar, através de aumento de produtividade e redução de perdas de alimentos, ao mesmo tempo que permitem redução do uso de insumos e recursos.  É o caso dos silos bolsa para armazenamento de grãos, que podem ser instalados em qualquer lugar, com preço acessível e mantem a qualidade do alimento estocado por até 12 meses. Outro exemplo é o sistema de irrigação por gotejamento, que, além de aumento de produtividade, permite uso mais racional de água, energia e fertilizantes, para pequenas e grandes áreas cultivadas.

Já o mulching é uma cobertura do solo que evita o crescimento de plantas daninhas e mantem a umidade do solo e desta forma, elimina a necessidade de aplicação de herbicida na linha de cultivo, além de promover incremento de produtividade e precocidade na produção.

Por estas vantagens, as soluções petroquímicas desenvolvidas por empresas como a Braskem tem sido cada vez mais adotadas no campo e ganham novos contornos a partir do entendimento de que para o agro brasileiro se manter competitivo, é preciso trabalhar com produtividade e sustentabilidade. E as soluções de plástico podem ser contribuir nesta jornada do produtor, sem esquecer que devem fazer parte de um modelo de economia circular por meio da reutilização e do descarte adequado após o seu uso no campo e finalmente pela reciclagem.

*Ana Paiva, Coordenadora de Desenvolvimento de Mercado Agronegócio da Braskem

 

You may also read!

ACISCS homenageia empresária Marina Laporte Büttner por sua trajetória no empreendedorismo

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Associação Comercial e Industrial de São Caetano

Read More...

À população do ABC paulista

Por Gilvan Ferreira* O ABC sempre foi mais do que uma região. Sempre foi símbolo de força, de trabalho, de

Read More...

Santo André recebe oficina gratuita sobre fotografia com celular

Atividade ministrada por Marcelo Andrade acontece, em primeiro lugar, no Espaço A Casa, da Escola Livre de Cinema e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu