A NG.CASH, fintech voltada para a nova geração e que já conta com 6 milhões de usuários, realizou uma pesquisa para entender os principais motivos pelos quais esses jovens guardam dinheiro. Por meio de sua funcionalidade ‘Cofrinho’, que permite estabelecer metas personalizadas de poupança e oferece rendimento de 100% do CDI, a fintech coletou dados que oferecem um panorama sobre as prioridades financeiras dessa geração.
De acordo com o estudo, 28,6% dos usuários da NG.CASH escolheram a opção de cofrinho voltada para a realização de um “sonho de consumo”, como a compra de um celular de última geração, um videogame ou outro item desejado. Esse dado revela a forte conexão da geração com a tecnologia e a cultura de consumo, com muitos jovens buscando conquistar bens materiais que fazem parte de seu cotidiano digital.
Além disso, 13,3% dos usuários optaram pelo cofrinho destinado à criação de uma reserva de emergência, o que demonstra uma maturidade financeira crescente entre os jovens, evidenciando o impacto da NG.CASH na educação financeira. Para muitos, a ideia de ter uma reserva em caso de imprevistos reflete um entendimento da importância da segurança financeira, apesar da juventude.
Os dados também indicam que 9,3% dos usuários utilizam o cofrinho para investir nos estudos, uma prioridade cada vez mais importante para os membros das novas gerações, que buscam se qualificar em um mercado de trabalho competitivo e em constante transformação. Já 7,5% escolheram a opção de poupança para viagens, priorizando experiências culturais e de lazer.
Também é possível criar um cofrinho com um objetivo personalizado, podendo trazer uma maior customização para os seus objetivos pessoais. A NG.CASH apurou que essa categoria corresponde a 41,3% dos respondentes, que definiram suas próprias metas financeiras, variando entre investimentos pessoais e projetos de empreendedorismo.
“A pesquisa revela que os jovens têm uma abordagem diversificada quando se trata de poupar dinheiro, equilibrando desejos de consumo, segurança financeira e investimentos no futuro. Com a possibilidade de definir metas claras dentro da plataforma, esses jovens demonstram um interesse crescente por uma gestão financeira mais responsável, utilizando a tecnologia a seu favor para alcançar objetivos pessoais e construir um relacionamento mais consciente com o dinheiro”, diz Antônio Nakad, CMO da NG.CASH.