Caminho Turístico Passos do Padre Capra tem 17 km e será percorrido pelos fiéis, portanto, neste domingo (03.08)
Para celebrar os 136 anos do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, padroeiro da vila ferroviária formada a partir de 1860 pela companhia inglesa São Paulo Railway, será realizado neste domingo (03.08) o “Caminho Turístico Passos do Padre Capra”.
O evento reúne, em primeiro lugar, visitas a monumentos históricos, cicloturismo e cultura.
Além disso, tem uma caminhada de 17 quilômetros entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba.
A jornada começa bem cedo, às 6h, em frente à Paróquia São Sebastião, na Avenida Francisco Morais Ramos, 40, no Centro de Rio Grande da Serra.
Antes de seguir a rota traçada pelo missionário de São Carlos, Luiz Capra, haverá, acima de tudo, uma bênção aos peregrinos.
Pelo caminho, os fiéis farão, por exemplo, paradas por edificações históricas como o monumento Divino Redentor, idealizado pelo padre e inaugurada em 1912.
A previsão de chegada na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro da Pedreira, em Rio Grande da Serra, é por volta das 8h; na Capela Bom Jesus da Boa Viagem, em Campo Grande, Santo André, às 9h30; e na Igreja do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba às 10h45. A partir das 11h será realizada a Santa Missa com o diácono Vagner na Capela São João Batista.
O encerramento do primeiro dia do tríduo será às 19h na Capela Nossa Senhora Aparecida com o padre André e os cantores Renata e Antonio.
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas por meio do link: https://forms.gle/weBtNFLmBaMhFc5U6.
Recomenda-se utilizar roupas leves; levar um kit reserva de roupas e blusa de frio; calçados confortáveis com solado antiderrapante; usar meias de algodão; carregar mochilas pequenas com capa de chuva, lanches e água; evitar carregar objetos na mão ou usar sacolas; não esquecer de levar protetor solar e repelente, boné ou chapéu.
“A história da Vila é marcada também pelo turismo religioso. Para quem não conhece a vida do Padre Capra, o padroeiro de Paranapiacaba, esta é uma ótima oportunidade de celebrar a sua passagem pela região”, afirma o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.
A programação prosseguirá na segunda (4) na Capela São Francisco de Assis, com o padre Ronaldo e o cantor Jones.
Depois, na terça (5), na Capela Cristo Rei com o padre Joaquim e os cantores Cristina e Cristiano.
Na quarta (6), missa com o Padre Ernane na Capela São José Operário acompanhado dos cantores Linda e Joãozinho, sempre a partir das 19h.
E no sábado (9), às 14h, com um bingo beneficente e barracas com deliciosas guloseimas.
Padre Luiz Capra
O Padre Luiz Capra foi, acima de tudo, o primeiro vigário de Santo André.
Lançou a pedra fundamental da Igreja do Carmo, atual catedral e sede da Diocese Santo André.
Morreu ao pé do altar em 1920, aos 42 anos, após rezar missa na Matriz Velha do Bairro Fundação, em São Caetano.
