Pela revisão da Lei de Segurança Nacional

In Artigo On
- Updated
Caio Bruno

Caio Bruno*

Diversos países mundo afora contam com uma Lei de Segurança Nacional. É um documento legal que os países instituem para regular as regras referentes à segurança, a ordem e contra distúrbios sociais em seus territórios. No Brasil recentemente a LSN está sendo utilizada de forma equivocada se aproveitando de brechas e artigos mal explicados.

A que está atualmente em vigor é a sexta Lei de Segurança Nacional do Brasil e foi decretada em 14/12/1983, portanto ainda no período da Ditadura Militar (1964-1985) e contém, claro, resquícios e determinações daquele período de exceção. E são justamente nesses pontos que setores governamentais (como o Ministério da Justiça) se sustentam para pedir investigações contra críticos do presidente Jair Bolsonaro. O caso mais recente foi contra o líder do MTST, Guilherme Boulos (PSOL), na última quarta-feira (21/4).

Há na sociedade, tanto em grupos de direita como nos de esquerda, o desejo de que a LSN seja extinta pelo STF. Sou contra esse posicionamento, uma vez que criaria inseguranças jurídicas e há pontos positivos nela como o combate ao terrorismo e a tentativas de mudanças violentas do Estado de Direito (art.17). Por isso defendo sua revisão, adequando-a aos tempos atuais de democracia plena e regida pela Constituição de 1988.

Alguns artigos, como o 26 que condena com cadeia de até 4 anos quem caluniar os presidentes da República, Congresso e STF deveriam ser sim revistos, já que deixam brechas e interpretações amplas e ambíguas sobre o que é calúnia e o que é uma simples crítica.

A LSN é herdada da Ditadura Militar como tantas outras leis que vêm desde o Estado Novo (outro período de exceção). Esse fato não a anula em si e sua revogação simples sem substituição poderia levar o país a um estado de anarquia política. Por isso, a discussão sobre o que fazer com a Lei de Segurança Nacional deve ser colocada em pauta pelo Congresso e Supremo.

*Caio Bruno é jornalista e especialista em Marketing Político. Contato: caio.cbruno@gmail.com

You may also read!

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

“Reajuste de 45% para Polícia Civil anunciado por Tarcísio é fake news”, denuncia Sindicato dos Delegados

Entidade desafia policiais a provarem, no holerite, aumento divulgado pelo Estado; percentual inflado se apropria, além disso, de reajuste

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu