Peg Pese da Palmares oferece degustação histórica de vinhaços portugueses

In ABCD, Canto do Joca, Economia On

Joaquim Alessi

Herdade do Esporão, Vinha do Crasto, Roquette & Cazes e Taylor’s Tawny 10 anos foram impecavelmente oferecidos a seletos convidados

Confesso que não conhecia o supermercado Peg Pese Hortifruti da avenida Palmares, 830, em Santo André, mas o primeiro contato foi de encantamento.

Inaugurado em novembro de 2021, em meio à pandemia, o estabelecimento chega a um ano e meio de atividade de uma forma pra lá de especial.

Na noite desta quarta-feira (03.05), por exemplo, a convite do vice-prefeito Luiz Zacarias, estivemos lá para uma degustação de vinhos.

Degustação, não. Uma superdesgustação em todos os aspectos.

Rótulos maravilhosos de Portugal, público seleto, porque não cabia mais gente, segundo o próprio Zacarias, e uma recepção sem igual.

Fazia muito tempo que o ABCD carecia de um carinho tão grande e tanta gentileza.

Adega de respeito

Para quem conhece um pouco sobre vinhos, a adega do Peg Pese é um verdadeiro paraíso.

Não apenas por exemplares sofisticados e caros, como o italiano Sassicaia, por exemplo, mas principalmente pela variedade impressionante de mais 1,5 mil rótulos.

E todos, dos mais básicos até os ícones da vinicultura, a preços extremamente compensadores.

Embaixador

Para falar da superdegustação desta quarta, o destaque começa pela presença do Embaixador da Herdade do Esporão e Vinha Crasto no Brasil, Antonio Bravo.

Expert, o sommelier proferiu, por exemplo, uma aula magna sobre história dos vinhos portugueses, relatou aspectos históricos, culturais e todos os que compõem a enogastronomia.

Conduziu com maestria a experiência de harmonização, a começar pelos brancos destacáveis, a exemplo do Bico Amarelo, Esporão Colheita 2021 e o Esporão Reserva Branco 2020.

Numa escala crescente, eles foram exibindo seus aromas e sabores de forma incrível. Harmonizados com queijos. em casamento perfeito.

Nos tintos, mais rótulos de cair o queixo. A começar pelo Esporão Reserva 2018 e passando pelo Crasto Superior DOC. Memoráveis!

No grand finale, a excelente surpresa da noite, que eu ainda não conhecia: Roquette & Cazes Douro 2019. Com seus aromas de cereja, frutas vermelhas, framboesa, amora… hummmmm. Vale muito a pena ser saboreado.

Harmoniza espetacularmente bem, por exemplo, com massas, a exemplo da servida pelo Peg Pese.

Em conclusão, o que não poderia faltar, um Vinho do Porto de profunda qualidade: Taylor’s Tawny 10 anos, que teria uma maridaje perfeita com um pastel de nata.

Enfim, ficaria mais horas aqui escrevendo sobre essa experiência, acima de tudo, marcante e única.

Mas, teremos outras oportunidades para relatar novas histórias de vinhos encontrados no Peg Pese.

Agradecimento especial, além disso, ao diretor da casa, Marielson Oliveira, um gentleman.

 

 

 

 

 

 

You may also read!

Rotary Club homenageia Movimento Autonomista

Tem se tornado uma feliz tradição o Jantar/Palestra que o Rotary Club de São Caetano do Sul realiza anualmente

Read More...

Presidida pela deputada estadual Carla Morando, CPI das Empresas de Telecomunicações tem trabalhos prorrogados por mais 60 dias

Em reunião presidida pela deputada estadual Carla Morando na quarta-feira (16.10) foi aprovada a prorrogação dos trabalhos. O prazo de

Read More...

As flores dos terraços

Por Guttemberg Guarabyra* Dizem que o calor prematu­ro trouxe a primavera an­tes do tempo. As orquídeas de­sabrocharam prematuramente. É a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu