Pedro e o Lobo-Guará: um concerto didático brasileiro no Municipal de Santo André

In ABCD, Cultura On
- Updated

O Teatro Municipal de Santo André será palco, em 19 de julho, às 16h, de Pedro e o Lobo-Guará: Um Concerto Didático Brasileiro.

Com 60 minutos de duração, tem concepção e direção de Anselmo Mancini; roteiro e narração de Markito Alonso, e regência de Roberto Ondei. 

Trata-se, em primeiro lugar, de um espetáculo multilinguagens inspirado na obra Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev.

Interpretado pela Orquestra de Câmara ALMAI-SP, tem como objetivo resgatar o diálogo entre a música de concerto e o público infanto-juvenil brasileiro.

É pensando, acima de tudo, nesse panorama que Anselmo Mancini, diretor do projeto, criou o espetáculo.

Em parceria com o escritor e narrador Markito Alonso, a história foi reescrita em um contexto que apresenta uma identidade brasileira: com protagonistas negros, a presença de animais do território nacional como o lobo-guará e o papagaio, e à localização em que se passa a trama (a fábula se desenvolve tendo a cidade de São Paulo como cenário).

De maneira lúdica e dinâmica, a narração ocorre simultaneamente à execução musical que, por sua vez, dita as intenções emocionais da narrativa.

História ilustrada

Ao mesmo tempo, a história é ilustrada através da projeção de desenhos animados, que também são sincronizados ao vivo.

Além disso, o narrador é acompanhado por intérprete de libras, promovendo acessibilidade ao projeto.

A música de Pedro e o Lobo-Guará – Um Concerto Didático Brasileiro é composta por leitmotifs presentes em diversas obras icônicas.

Dessa maneira, conecta-se o erudito ao popular através de arranjos de caráter orquestral.

Com 50 minutos de duração, e dividido em 5 movimentos, o espetáculo se inicia com homenagens à fábula original de Sergei Prokofiev por meio de citações de trechos distintos.

À medida que o enredo evolui, é a música brasileira que é a grande homenageada, tomando conta integralmente do último movimento.

Fragmentos da obra de Heitor Villa-Lobos são trazidos do início ao fim, intercalados com temas de Ernesto Nazareth a Hermeto Pascoal, Adoniran Barbosa a Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga a Radamés Gnattali, somados ainda a versões orquestrais de melodias presentes no imaginário brasileiro.

O contato dos mais jovens com este tipo de trabalho, tem como finalidade despertar o gosto pela arte e cultura em uma geração habituada ao entretenimento com imagens em movimento.

Por fim, a obra aborda e sugere um olhar para que a plateia suspeite de boatos, questione-se sobre as verdades criadas pela internet.

E, em suma, atente-se a ter uma escuta aberta para a voz das crianças.

Um espetáculo, em conclusão, para toda a família!

Mais informações e ingressos:

https://www.sympla.com.br/evento/pedro-e-o-lobo-guara-um-concerto-didatico-brasileiro/3015047

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu