Pedro e o Lobo-Guará: um concerto didático brasileiro no Municipal de Santo André

In ABCD, Cultura On
- Updated

O Teatro Municipal de Santo André será palco, em 19 de julho, às 16h, de Pedro e o Lobo-Guará: Um Concerto Didático Brasileiro.

Com 60 minutos de duração, tem concepção e direção de Anselmo Mancini; roteiro e narração de Markito Alonso, e regência de Roberto Ondei. 

Trata-se, em primeiro lugar, de um espetáculo multilinguagens inspirado na obra Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev.

Interpretado pela Orquestra de Câmara ALMAI-SP, tem como objetivo resgatar o diálogo entre a música de concerto e o público infanto-juvenil brasileiro.

É pensando, acima de tudo, nesse panorama que Anselmo Mancini, diretor do projeto, criou o espetáculo.

Em parceria com o escritor e narrador Markito Alonso, a história foi reescrita em um contexto que apresenta uma identidade brasileira: com protagonistas negros, a presença de animais do território nacional como o lobo-guará e o papagaio, e à localização em que se passa a trama (a fábula se desenvolve tendo a cidade de São Paulo como cenário).

De maneira lúdica e dinâmica, a narração ocorre simultaneamente à execução musical que, por sua vez, dita as intenções emocionais da narrativa.

História ilustrada

Ao mesmo tempo, a história é ilustrada através da projeção de desenhos animados, que também são sincronizados ao vivo.

Além disso, o narrador é acompanhado por intérprete de libras, promovendo acessibilidade ao projeto.

A música de Pedro e o Lobo-Guará – Um Concerto Didático Brasileiro é composta por leitmotifs presentes em diversas obras icônicas.

Dessa maneira, conecta-se o erudito ao popular através de arranjos de caráter orquestral.

Com 50 minutos de duração, e dividido em 5 movimentos, o espetáculo se inicia com homenagens à fábula original de Sergei Prokofiev por meio de citações de trechos distintos.

À medida que o enredo evolui, é a música brasileira que é a grande homenageada, tomando conta integralmente do último movimento.

Fragmentos da obra de Heitor Villa-Lobos são trazidos do início ao fim, intercalados com temas de Ernesto Nazareth a Hermeto Pascoal, Adoniran Barbosa a Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga a Radamés Gnattali, somados ainda a versões orquestrais de melodias presentes no imaginário brasileiro.

O contato dos mais jovens com este tipo de trabalho, tem como finalidade despertar o gosto pela arte e cultura em uma geração habituada ao entretenimento com imagens em movimento.

Por fim, a obra aborda e sugere um olhar para que a plateia suspeite de boatos, questione-se sobre as verdades criadas pela internet.

E, em suma, atente-se a ter uma escuta aberta para a voz das crianças.

Um espetáculo, em conclusão, para toda a família!

Mais informações e ingressos:

https://www.sympla.com.br/evento/pedro-e-o-lobo-guara-um-concerto-didatico-brasileiro/3015047

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu