Patrulha Maria da Penha da GCM Diadema expõe sua experiência em Brasília

In ABCD On
Fotos: Marcos Luiz/Secom/PMD
Prefeitura já está contratando, acima de tudo, mais 100 guardas civis e vai dobrar a Patrulha
Dois eventos foram marcantes, em primeiro lugar, ,para a Patrulha Maria da Penha da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, no “Mês da Mulher”.
A celebração do segundo aniversário, em 09.03, e, além disso, a participação no Encontro Nacional “Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, de 20 a 22.03, em Brasília, a convite do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e com o apoio do Ministério das Mulheres.
O destaque do evento comemorativo do segundo ano da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema ficou por conta, por exemplo, da presença de mais de 25 Guardas Civis Municipais que têm equipes de Patrulha Maria da Penha.
Além de muitas cidades metropolitanas, a cerimônia reuniu, por exemplo, municípios do Interior paulista e também do Rio de Janeiro.

Tamires Sampaio

Outra presença relevante foi da coordenadora do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Tamires Sampaio.
Pesquisadora da área há 10 anos, a jovem e militante advogada negra exerceu o cargo de secretária adjunta de Segurança Cidadã de Diadema, de 2021 a 2022.
Tamiris contribuiu, acima de tudo, para a implantação da Patrulha Maria da Penha na cidade.
“Podem contar com o Governo Lula como parceiro porque a meta para os próximos anos é reduzir a violência e ampliar a proteção às mulheres”, disse, em resumo, a coordenadora do Pronasci.
Durante a solenidade, também prestigiada por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público e outros órgãos, o secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Benedito Mariano, anunciou que o Governo do Prefeito Filippi continua investindo e priorizando ações para enfrentar a violência contra mulheres.
“Já estamos contratando por concurso mais 100 novos guardas municipais, sendo 50 mulheres e 50 homens. Com isso, vamos conseguir dobrar o efetivo da Patrulha Maria da Penha de Diadema”, afirmou Mariano.
Encontro Nacional
No Encontro Nacional realizado em Brasília, o município foi representado pela Inspetora GCM Ana Rosa, atual coordenadora da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema.
Aconteceram diversos debates sobre os desafios do trabalho das Patrulhas, políticas públicas necessárias para o fortalecimento da prevenção e do combate a todos os tipos de violências contra a mulher.

Experiências

O evento federal também serviu para divulgar e promover práticas bem-sucedidas no acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
Algumas experiências positivas que mereceram destaques no Encontro foram iniciativas como a Casa da Mulher Brasileira, Sala Lilás, Delegacia Online, entre outras.
“Minha avaliação é de que foi excelente participar desse Encontro. Muito boa a experiência desse evento nacional, seja do ponto de vista profissional e também pessoal, foram dias de muito aprendizado a partir de profissionais realmente preocupados em criar políticas públicas eficientes para o enfrentamento da violência contra a mulher”, contou, em suma, a Inspetora GCM Ana Rosa.
Além de Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Peritos, o Encontro reuniu representantes de 17 Guardas Municipais.

“Nosso município de Diadema foi convidado a fazer uma exposição sobre o ‘Fluxo de atendimento das Medidas Protetivas de Urgência encaminhadas pelo Ministério Público ou Delegacias de Defesa da Mulher para acompanhamento da Patrulha’ “, explicou, da mesma forma, a Inspetora.

Balanço da Patrulha Maria da Penha de Diadema

Criada em 9 de março de 2021, como prioridade da política de segurança cidadã da Prefeitura, a Patrulha Maria da Penha da GCM de Diadema atua na proteção às mulheres vítimas de violência no município.

Nesse período, a Patrulha contabilizou 147 ocorrências, sendo 17 em flagrante. Ao todo, atendeu 95 mulheres.

Outro índice relevante de atuação da Patrulha está no volume de Medidas Protetivas.

Nesses dois anos, o Ministério Público e a Delegacia de Defesa da Mulher encaminharam à Patrulha de Diadema um total de 460 casos.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu