Prefeitura já está contratando, acima de tudo, mais 100 guardas civis e vai dobrar a Patrulha
Dois eventos foram marcantes, em primeiro lugar, ,para a Patrulha Maria da Penha da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, no “Mês da Mulher”.
A celebração do segundo aniversário, em 09.03, e, além disso, a participação no Encontro Nacional “Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, de 20 a 22.03, em Brasília, a convite do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e com o apoio do Ministério das Mulheres.
O destaque do evento comemorativo do segundo ano da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema ficou por conta, por exemplo, da presença de mais de 25 Guardas Civis Municipais que têm equipes de Patrulha Maria da Penha.
Além de muitas cidades metropolitanas, a cerimônia reuniu, por exemplo, municípios do Interior paulista e também do Rio de Janeiro.
Tamires Sampaio
Outra presença relevante foi da coordenadora do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Tamires Sampaio.
Pesquisadora da área há 10 anos, a jovem e militante advogada negra exerceu o cargo de secretária adjunta de Segurança Cidadã de Diadema, de 2021 a 2022.
Tamiris contribuiu, acima de tudo, para a implantação da Patrulha Maria da Penha na cidade.
“Podem contar com o Governo Lula como parceiro porque a meta para os próximos anos é reduzir a violência e ampliar a proteção às mulheres”, disse, em resumo, a coordenadora do Pronasci.
Durante a solenidade, também prestigiada por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público e outros órgãos, o secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Benedito Mariano, anunciou que o Governo do Prefeito Filippi continua investindo e priorizando ações para enfrentar a violência contra mulheres.
“Já estamos contratando por concurso mais 100 novos guardas municipais, sendo 50 mulheres e 50 homens. Com isso, vamos conseguir dobrar o efetivo da Patrulha Maria da Penha de Diadema”, afirmou Mariano.
Encontro Nacional
No Encontro Nacional realizado em Brasília, o município foi representado pela Inspetora GCM Ana Rosa, atual coordenadora da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema.
Aconteceram diversos debates sobre os desafios do trabalho das Patrulhas, políticas públicas necessárias para o fortalecimento da prevenção e do combate a todos os tipos de violências contra a mulher.
Experiências
O evento federal também serviu para divulgar e promover práticas bem-sucedidas no acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
Algumas experiências positivas que mereceram destaques no Encontro foram iniciativas como a Casa da Mulher Brasileira, Sala Lilás, Delegacia Online, entre outras.
“Minha avaliação é de que foi excelente participar desse Encontro. Muito boa a experiência desse evento nacional, seja do ponto de vista profissional e também pessoal, foram dias de muito aprendizado a partir de profissionais realmente preocupados em criar políticas públicas eficientes para o enfrentamento da violência contra a mulher”, contou, em suma, a Inspetora GCM Ana Rosa.
Além de Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Peritos, o Encontro reuniu representantes de 17 Guardas Municipais.
“Nosso município de Diadema foi convidado a fazer uma exposição sobre o ‘Fluxo de atendimento das Medidas Protetivas de Urgência encaminhadas pelo Ministério Público ou Delegacias de Defesa da Mulher para acompanhamento da Patrulha’ “, explicou, da mesma forma, a Inspetora.
Balanço da Patrulha Maria da Penha de Diadema
Criada em 9 de março de 2021, como prioridade da política de segurança cidadã da Prefeitura, a Patrulha Maria da Penha da GCM de Diadema atua na proteção às mulheres vítimas de violência no município.
Nesse período, a Patrulha contabilizou 147 ocorrências, sendo 17 em flagrante. Ao todo, atendeu 95 mulheres.
Outro índice relevante de atuação da Patrulha está no volume de Medidas Protetivas.
Nesses dois anos, o Ministério Público e a Delegacia de Defesa da Mulher encaminharam à Patrulha de Diadema um total de 460 casos.