Prefeitura instituiu gratuidade na passagem nos dois turnos e fortaleceu a democracia na cidade; no domingo, 42 mil pessoas pegaram as linhas municipais
A instituição do passe livre no transporte coletivo de Diadema nos dias das eleições mais do que dobrou a quantidade de usuários que se utilizam do sistema aos domingos, quando a tarifa é de R$ 2,00.
A medida fortaleceu, acima de tudo, a democracia em Diadema, uma vez que eliminou barreiras para o deslocamento de pessoas.
No dia do primeiro turno (02.10), o sistema transportou 33.888 pessoas, e no segundo turno (30/10), o número aumentou para 41.912 usuários. Como comparação, no dia 9 (também um domingo) os ônibus transportaram 16.436 passageiros.
A gratuidade do transporte coletivo teve o objetivo de fortalecer o sistema democrático ao facilitar a locomoção dos eleitores até as urnas. Pelo decreto 8.196, todos os ônibus das 19 linhas municipais operaram gratuitamente durante os dois dias.
O prefeito José de Filippi Júnior lembrou que o voto é um dos pilares da plena cidadania. “Quanto mais pessoas participarem dos processos eleitorais, mais fortalecida ficam as instituições”, concluiu.
Secretário de Mobilidade e Transportes, Osvaldo Misso também celebrou, da mesma forma, o sucesso da medida.
E agradeceu, além disso, a parceria da Suzantur, que administra o sistema de transporte coletivo em Diadema.
“O município demonstrou, na prática, seu compromisso com a democracia”, disse, em conclusão.