Ação faz parte, acima de tudo, da Força-Tarefa da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento
Participantes da pesquisa relataram aspectos positivos como acolhimento, organização e rapidez na realização dos exames e consultas
Durante o 1º mutirão de exames e consultas da Força-Tarefa da Saúde, em Diadema, a Prefeitura realizou, em primeiro lugar, pesquisa de satisfação com as pacientes.
O objetivo foi mensurar a opinião sobre o atendimento, que teve foco na saúde da mulher.
Mais de 100 moradoras responderam, por exemplo, ao questionário após o ultrassom pélvico realizado, em 1º de fevereiro, em cinco unidades de saúde.
Foram elas o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso e Unidades Básicas de Saúde (UBS) ABC, Nogueira, Paulina e Real.
Aspectos como acolhimento, organização do processo de triagem e atendimento, explicações sobre o exame realizado, atenção e cuidado com as necessidades dos pacientes receberam, em suma, mais de 98% de aprovação.
Quando perguntado às pacientes sobre o que mais gostaram da ação, 45,3% responderam que foi a rapidez e agilidade.
Para 26,4%, foi o atendimento e o acolhimento; 17% relataram a organização e eficiência; e para 11,3% foi o impacto positivo e a facilidade.
Exames e consultas
O objetivo dos mutirões de saúde é reduzir a fila de exames e consultas médicas pela metade nos 100 primeiros dias do governo. Nesta primeira fase, que ocorre durante todo o mês de fevereiro, a capacidade de realização de exames será mais que triplicada e passará de 3 mil para 10,5 mil em fevereiro.
Para isso, além dos sábados, o atendimento está sendo ampliado durante a semana nas Unidades de Saúde. A UBS de referência entrará em contato com o morador para informar data, horário, local e procedimento preparatório para realização dos exames.
O prefeito Taka Yamauchi ressaltou, além disso, a importância de ouvir a população por meio da pesquisa de satisfação.
“A opinião dos moradores é essencial para aprimorarmos nossos serviços. Essa pesquisa nos ajuda a entender o que estamos fazendo certo e onde podemos melhorar, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado”, disse, em conclusão.