Paciente pede namorada em casamento na UPA Central de Santos após vencer a Covid-19

In Saúde On
- Updated
Surpresa contou com a colaboração da equipe do hospital – Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Vitor Matos Caselato, 30 anos, recebeu alta nesta semana após 18 dias internado na UTI

Momentos emocionantes marcaram nesta semana a vida do paciente Vitor Matos Caselato, 30 anos, e da namorada Ester dos Santos França, 31 anos.

Internado desde 25 de junho no hospital de campanha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santos, gerenciado pela Fundação do ABC, o engenheiro civil recebeu alta em 14 de julho, após 18 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar da Covid-19.

No momento da alta, para aproveitar, em primeiro lugar, o clima de festividade e alívio, uma surpresa: um pedido de casamento.

Ao encontrá-lo na saída do hospital, Ester foi surpreendida com buquês de rosa, trilha sonora romântica, bexigas, balões e, além disso, muitos aplausos de parentes e funcionários.

Amor e companheirismo

Juntos há 12 anos, o casal pretendia oficializar a união, mas esperava maior estabilidade financeira.

“Com a doença, percebi que o que realmente precisávamos nós já tínhamos, que é o amor, o companheirismo e a parceria”, disse, em resumo, Vitor.

A equipe do hospital ajudou a organizar toda a surpresa, acima de tudo após um combinado feito 10 dias antes com a médica do hospital de campanha da UPA Central, Isabela Rossi, que acompanhou Vitor diariamente durante sua internação na UTI. Foi o momento mais marcante para ele e para toda equipe, já que seu estado de saúde era considerado grave, com 90% de comprometimento do pulmão e grande chance de intubação.

Estratégia médica

“Ele não estava melhorando e fizemos tomografia para ver se tinha alguma alteração pulmonar que justificasse a dificuldade de melhora clínica. Naquele dia, soubemos que ele ia pedir a namorada em casamento por videochamada, mas como voltou cansado do exame, não conseguiu”, relata, da mesma forma, a médica.

No dia seguinte, pela manhã, vendo-o muito emotivo e com medo de não conseguir fazer o pedido, a médica fez um combinado: “Pedi para ele não ficar mais nervoso e disse que, no dia que ele tivesse alta, eu iria comprar o balão que ele pediu e um buquê de rosas. Combinei que ele tinha que ficar bom para poder fazer um pedido de verdade e não por videochamada. Poder ajoelhar e pedir do jeito que ele tinha sonhado”, disse, da mesma forma.

Vitor, a noiva e familiares após a alta médica

Vitória coletiva

As medicações foram ajustadas e as fisioterapias intensificadas. E, a partir do combinado com a médica, Vitor começou, portanto, a responder melhor às terapias.

“O dia que a gente decidiu que faria a surpresa à namorada foi o ponto que ele realmente começou a melhorar, ficou mais positivo em relação ao tratamento, mais motivado e esperançoso. E toda a equipe viveu esse sonho”, conta, em resumo, a médica, lembrando que foram 10 dias planejando a surpresa.

Combinação

“Todo dia a gente falava sobre isso, combinava que flor ia trazer, como seria, o que ele iria falar. No final, a vitória não foi só dele, mas de todo mundo”, disse, da mesma forma.

Para Vitor, foi o vigor que precisava para sua própria recuperação. “O combinado com a Dra. Isabela me deu forças e esperança para lutar contra a Covid. Toda equipe acreditou na minha força. Quero agradecer a todos os funcionários, médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal administrativo da UPA Central, pelo atendimento e por todo o carinho neste momento especial. Compraram tudo, fizeram literalmente uma festa. Vocês são anjos nas nossas vidas”, disse.

Agradecimentos

A ocasião provocou um misto de emoções em toda a equipe, que desde o início da pandemia mantém padrão de excelência no atendimento aos pacientes do hospital de campanha, este inaugurado em março no mesmo prédio da UPA. “Ficamos todos muito emocionados. Esses são os momentos que nos trazem imensa satisfação. Não tem preço o que vivemos hoje (13/07) e em tantas outras altas. Nossa equipe é fantástica. Estão todos de parabéns. Este hospital de campanha é um sucesso graças ao empenho de todos os funcionários”, disse a gerente da UPA Central de Santos e do hospital de campanha, Zilvani Guimarães.

Gerente administrativa da Central de Convênios/FUABC, Vanessa Crispim estendeu, além disso, os agradecimentos às equipes assistenciais e administrativas da unidade. “Todos os elogios não bastam para enaltecer os imensuráveis serviços prestados por todos os colaboradores do Hospital de Campanha e da Central de Convênios neste período de pandemia. São verdadeiros heróis, pois permanecem firmes na linha de frente de combate ao vírus. Nosso parabéns especial se estende à gestora Zilvani Guimarães, que executou com maestria todas as atividades necessárias para que pudéssemos alcançar este sucesso. É o resultado do comprometimento do gestor que atua junto à sua equipe, que faz muito mais que otimizar processos, que age como facilitador, coordenando, delegando e incentivando a todos para o cuidado humanizado”, disse a gerente.

Hospital de Campanha

O Hospital de Campanha funciona no segundo e terceiro andares da UPA Central de Santos. Inaugurado em 31 de março, a unidade opera com 40 leitos, sendo metade de enfermaria e metade de UTI. Ao todo, desde a inauguração até 14 de julho, foram realizadas, em resumo, 386 internações.

Durante o período em funcionamento o serviço acumula inúmeras mensagens de agradecimentos registradas nas redes sociais, especialmente direcionadas à humanização das equipes assistenciais e administrativas. Em maio, a unidade recebeu “votos de congratulações” durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santos. O requerimento assinado pelo vereador Lincoln Reis e lido durante a plenária teve como foco, em conclusão, o reconhecimento do trabalho realizado pelo hospital no enfrentamento à Covid-19. (com informações da Prefeitura de Santos)

You may also read!

Santo André interdita trecho da Rua Siqueira Campos a partir desta segunda-feira (21.10)

Departamento de Engenharia de Tráfego promete destacar agentes de trânsito para orientar os motoristas na região central A Rua Siqueira

Read More...

Lula de novo em Mauá após 12 anos reafirma apoio à reeleição de Marcelo Oliveira em comício histórico

Mais de cinco mil pessoas ignoraram a previsão de tempestade, que acabou não acontecendo, e lotaram, portanto, a avenida

Read More...

Saiba quais serviços podem ser solicitados pelos canais digitais da BRK

Atendimento 0800, redes sociais e agência virtual Minha BRK são opções para que clientes não precisem sair de casa   A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu