Ossel Ensina lança programa que fortalece bem-estar dos colaboradores e cultura organizacional

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Iniciativa visa a promover valores essenciais e qualidade de vida no ambiente de trabalho

A Ossel Ensina, que visa elevar os padrões do setor funerário, por meio do programa de educação corporativa da Ossel Assistência (Organização Sorocabana Seol Empreendimentos de Luto), há 37 anos no mercado, inicia em março o programa Felicidade, Bem-estar e Sabedoria, voltado para cerca de 700 colaboradores do grupo, abrangendo as regiões do Grande ABC e Sorocaba. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura organizacional por meio do cultivo de virtudes essenciais no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente mais ético, colaborativo e produtivo.

O programa, conduzido de forma contínua até 2026, tem como foco a abordagem dos valores fundamentais como integridade, responsabilidade, empatia, justiça e cooperação. A iniciativa tem na gestão Cléia Alessandra da Silva, coordenadora de Recursos Humanos da Ossel Assistência, e do professor, filósofo e cientista comportamental Ives Alejandro Munoz, coordenador acadêmico da Ossel Ensina (braço da marca voltado à formação e qualificação dos funcionários), que também é especialista em felicidade, bem-estar e sabedoria prática. Segundo Munoz, o programa vai além das iniciativas convencionais, integrando múltiplos pilares de bem-estar, como saúde mental, bem-estar financeiro, relações sociais e qualidade de vida.

“Os programas de felicidade e bem-estar já existem em diversos países, mas, muitas vezes, são superficiais ou focados apenas em saúde mental e física. Nosso objetivo é construir uma abordagem mais ampla e estruturada, que contemple diversas dimensões do bem-estar do colaborador”, afirma Munoz. O programa inclui palestras, consultorias e iniciativas práticas, como monitoramento de saúde, educação financeira e incentivo à qualidade de vida.

“Ao longo do curso é esperado que os colaboradores promovam um ambiente mais ético, colaborativo e produtivo, impactando positivamente as relações interpessoais e nos resultados da marca, consolidando assim uma cultura de excelência”, define Cléia.

As atividades são implementadas gradualmente, com previsão de início no final de fevereiro e expansão ao longo dos anos. A participação é aberta a todos os colaboradores, desde diretores até equipes de atendimento e serviços gerais, reforçando o compromisso da Ossel Assistência com o desenvolvimento humano e organizacional.

A Ossel Assistência, presidida pelo empresário Cesar Marchetti, faz parte do Grupo Unifor, também comandado por Marchetti, e reforça sua relevância no setor funerário ao alcançar R$ 166,8 milhões em valor de mercado este ano. Segundo ele, o objetivo da marca sempre foi ressignificar um momento voltado à tristeza e ao luto, com o que há de melhor para nossos associados, que já somam 1 milhão e meio no Estado de São Paulo. “Para fazermos isso com excelência é preciso ter funcionários bem e felizes, para que possam acolher as pessoas que enfrentam um dos piores momentos da vida”, ressalta Marchetti.

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