Com a chegada da massa de ar polar que promete derrubar a temperatura em todo o estado de SP a sensações térmicas de até 0 grau, equipes lideradas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania saíram às ruas de Diadema em um esforço conjunto para convencer pessoas em situação de rua a aceitar um abrigo.
A capacidade dos albergues foi aumentada de 70 para 155 vagas, com dois novos locais de acolhida, reforço na alimentação e entrega de cobertores extras.
“Não podemos obrigar ninguém a vir conosco,” explica a vice-prefeita e secretária de Assistência Patty Ferreira. “Mas tentamos convencer a população em situação de rua dos riscos que ela está correndo. Às vezes o consumo de álcool também leva a uma falsa sensação de calor, que faz a pessoa adormecer e congelar. É por isso que estamos nas ruas.”
Na noite desta quarta, 28, quatro equipes abordaram 114 pessoas. Destas, 13 aceitaram uma vaga em abrigo. As que não aceitaram, receberam cobertores e alimentação quente.
Mais 55 pessoas procuraram os abrigos voluntariamente, totalizando, portanto, 68 abrigados.
A Defesa Civil também recebeu, além disso, 12 chamados por meio do telefone emergencial 0800 7705 559.
Hoje o esforço se repete, agora com 7 equipes de abordagem.
“Uma vez que, com a chegada real do frio, muitos que não aceitaram ir para um abrigo ontem podem ter se arrependido e resolverem aceitar hoje,” afirmou a secretária.
Lembrando, em conclusão, que você pode doar alimentos, roupas e cobertores em qualquer UBS da cidade e nos pontos de coleta aqui: http://combateafome.diadema.sp.gov.br/ e http://www.diadema.sp.gov.br/26652-diadema-lanca-campanha-do-agasalho-aquece-diadema