Onda de calor e alta de 60% no consumo de água: Estado orienta medidas urgentes de economia

In ABCD On
- Updated

Previsão de chuvas abaixo do esperado e pressão sobre os mananciais reforçam, acima de tudo, a necessidade de redução no consumo de água

A intensa onda de calor que atinge o Estado de São Paulo desde a última semana elevou, em primeiro lugar, em até 60% o consumo de água na Grande São Paulo, segundo dados da Sabesp.

O aumento ocorre, portanto, mesmo em um período em que cerca de 30% da população estão fora da região em razão das férias.

Diante desse cenário, o Governo de São Paulo reforçou, por exemplo, a orientação para o uso consciente da água.

Além disso, a adoção de medidas urgentes para economia de água.

Desde agosto, por determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), em parceria com a SP Águas e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Região Metropolitana de São Paulo já opera com a gestão da demanda no período noturno de 10h de duração, das 19h às 5h, com objetivo de preservar os mananciais que abastecem a região.

Desde que foi implantada, a redução da pressão noturna já economizou 57 bilhões de litros de água.

Nível das represas

Mas, o aumento do consumo e a estiagem continuam afetando o nível das represas do Sistema Integrado Metropolitano (SIM),

Atualmente, o SIM opera com apenas 26,42% de sua capacidade.

Os modelos meteorológicos indicam tendência de chuvas abaixo da média para janeiro.

Isso pode atrasar a recuperação dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

“As mudanças climáticas impõem a todos a necessidade de nos adaptarmos a uma nova realidade, de que a água é um bem finito e não deve ser desperdiçada nunca. O uso consciente da água é uma coisa que temos que assimilar no dia a dia de nossa sociedade para evitar que possa vir a faltar no futuro“, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Secretária Natália, perto da Vila Natália, inaugurando o Piscinão Jaboticabal, com Tarcísio à sua esquerda e o prefeito de Ribeirão Pires, GutoVolpi, à sua direita. Frame de vídeo de Joaquim Alessi

Modelo avançado de gestão hídrica

A Grande São Paulo passou a contar em 2025 com um modelo inédito e mais moderno de acompanhamento e gestão integrada dos recursos hídricos, com o objetivo de proteger reservatórios e mananciais do SIM e garantir o abastecimento da população.

A metodologia do Estado estabelece 7 faixas de atuação de acordo com os níveis de reservação nos períodos de chuva e de estiagem.

Ela permite o planejamento de ações a partir de projeções que consideram patamares de segurança para reservação no SIM, afluências, consumo e volume de chuvas, monitorados permanentemente pela SP Águas de modo a garantir a atualidade das projeções caso as variáveis se alterem.

São definidas faixas de atuação sobre uma curva de projeção de 12 meses.

O objetivo é que as medidas previstas em cada faixa sejam aplicadas sempre que necessário durante todo o ano, visando à estabilidade dos reservatórios.

Cada faixa indica uma medida

As 7 faixas de atuação representam etapas graduais de criticidade e orientam quais medidas de contingências serão adotadas em cada cenário.

Para assegurar previsibilidade, as restrições só acontecem após sete dias consecutivos dos índices em uma mesma faixa, com relaxamento após 14 dias consecutivos de retorno ao cenário imediatamente mais brando.

Nas faixas de 1 a 3, o foco é em prevenção, consumo racional de água e combate a perdas na distribuição.

As faixas 1 e 2 estabelecem o Regime Diferenciado de Abastecimento (RDA) e a gestão de demanda noturna de 8 horas, respectivamente.

A faixa 3, onde São Paulo se encontra atualmente, prevê gestão de demanda noturna de 10 horas por dia e intensificação de campanhas de conscientização.

Já nas faixas 4, 5 e 6, os cenários são de contingência controlada, com períodos ampliados de redução da pressão na rede, por 12, 14 e 16 horas.

Por fim, na faixa 7, o cenário mais grave inclui o rodízio de abastecimento entre regiões, com obrigação de fornecimento de caminhões-pipa para apoio a serviços essenciais.

Como economizar água

Diante desse quadro, o Governo de São Paulo pede que a população faça uso consciente da água e priorize sua utilização para a alimentação e para a higiene pessoal, evitando desperdícios durante a temporada de verão.

  1. O grande vilão do consumo é o banho. Um banho de 15 minutos pode gastar até 150 litros de água, o que em uma família de três pessoas pode significar 13,5 mil litros mensais. Banhos rápidos, de 5 minutos, podem economizar até 9 mil litros por mês.
  2. A descarga também consome bastante água. Cheque sempre se não há vazamentos e evitem jogar papel higiênico para não causar entupimento e aumentar o desperdício.
  3. Na cozinha, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a louça e abra apenas no momento de fazer o enxágue. Caso tenha máquina de lavar louça, ligue apenas quando estiver cheia.
  4. Junte o máximo de roupa suja antes de ligar a máquina de lavar roupas. Não esqueça que a água descartada no final da lavagem pode ser usada em outras atividades, como lavar calçadas ou varandas.
  5. Opte sempre por vassoura no lugar das mangueiras para limpar a calçada, o quintal e outras áreas da casa. Se precisar lavar o carro, use o balde, ao invés da mangueira.

Monitoramento dos mananciais

O Governo de São Paulo esclarece, em suma, que monitora diariamente a situação dos mananciais junto à Sabesp.

A empresa, além de obras para aumentar a resiliência hídrica em várias cidades da Grande São Paulo, tem usado o apoio de caminhões pipa.

Tudo para reforçar, em conclusão, o abastecimento em regiões mais afetadas pela falta de água.

You may also read!

Ribeirão Pires fortalece parceria com Estado e amplia oportunidades de qualificação e emprego

Primeira-dama, Lígia Volpi, participou de agendas no Palácio dos Bandeirantes que alinharam novos ciclos de cursos e conectaram formandos

Read More...

Atrium Shopping reúne miniaturas, cardgames e programação especial de Carnaval neste fim de semana

Encontros gratuitos para colecionadores e fãs de jogos de cartas acontecem simultaneamente à programação carnavalesca em 14 e 15

Read More...

Rio Grande da Serra premiada por modernização da iluminação pública no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Grande São Paulo

Rio Grande da Serra foi premiada, por exemplo, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Grande São Paulo,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu