Em dois finais de semana, evento típico, com culinária e cultura alemã, arrecadou 11,6 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade
A primeira edição do Okto Beers Fest de São Bernardo, dedicado à gastronomia e cultura alemã, atraiu, em dois finais de semana, 70 mil pessoas à Esplanada do Paço.
O primeiro grande evento realizado na cidade pós-pandemia da Covid-19 contou com toda segurança sanitária e também teve caráter solidário.
Arrecadou, portanto, 11,6 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias do município em situação de vulnerabilidade.
Sucesso de público, o Okto Beers Fest atraiu no primeiro fim de semana (de 13 a 15.11) 30 mil participantes.
Outras 40 mil pessoas lá estiveran entre 19 a 21 de novembro.
Gratuito, o evento contou com 80 food-trucks e a oferta de 100 rótulos de cervejas especiais e artesanais, além de pratos típicos da cozinha alemã.
A festa ofereceu ao público, além disso, espaço kids e atrações musicais, com bandas ao vivo.
“Esse foi um evento importante e que serviu como termômetro para esse momento pós-pandemia. Toda a população colaborou com o cumprimento dos protocolos sanitários e também foi solidária, doando alimentos a quem precisa. Nosso objetivo é seguir promovendo a cultura e ampliando o acesso da população a atividades culturais, em especial as gratuitas”, destaca a secretária de Cultura de São Bernardo, Lígia Ramos.
A festa foi realizada pela Base Dois Produções Artísticas e Veloso Produções, com o apoio da Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude.
Solidariedade
O acesso, embora gratuito, foi condicionado, por exemplo, à doação de um quilo de alimento não perecível.
Dessa forma, foram arrecadadas 8,2 toneladas no primeiro final de semana de festa e outras 3,4 toneladas no último.
Todos os itens arrecadados foram destinados ao Banco de Alimentos de São Bernardo.
Eles serão, acima de tudo, utilizados no atendimento de moradores em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
Segurança
Para garantir a segurança sanitária dos participantes, o Okto Beers Fest contou com controle de acesso em dois portões, exigência da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e do uso obrigatório de máscara.
A estrutura também foi organizada, da mesma forma, para garantir o distanciamento entre os participantes.
Além de dois espaços cobertos com mesas e cadeiras, havia, em conclusão, área ao ar livre e 20 banheiros químicos.