Atividade ocorreu, em primeiro lugar, no CRAS Macuco e reuniu técnicos e moradores da região
A equipe do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e a Defesa Civil da Prefeitura de Mauá realizaram, nesta terça-feira (25.02), a Oficina Comunitária de Monitoramento de Riscos.
O evento faz parte, acima de tudo, do processo de revisão do PMRR.
O mesmo conta com a participação da Universidade Federal do ABC (UFABC), da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades e do Governo Federal.
A atividade foi realizada, por exemplo, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Macuco.
Desde o ano passado
Os trabalhos começaram no ano passado e já incluíram o mapeamento de parte das áreas de risco do município.
Entre elas, em suma, a do Macuco, localizada no Jardim Zaíra, considerada a maior da região.
O encontro realizado nesta terça-feira teve como objetivo promover a discussão com a comunidade local sobre os riscos existentes e possíveis soluções.
Durante a oficina, os participantes foram divididos em grupos para a realização de uma leitura comunitária da área, identificando problemas do ponto de vista dos moradores.
Técnicos da UFABC, incluindo o coordenador do projeto, estiveram presentes para auxiliar no processo.
Os recursos para a realização do plano foram obtidos durante o governo do prefeito Marcelo Oliveira e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A elaboração do PMRR é fundamental para que o município tenha maior possibilidade de captar recursos destinados à redução de riscos e prevenção de desastres.
Além da Defesa Civil, o evento contou com a presença de representantes das secretarias de Assistência Social e Planejamento Urbano, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e de moradores do Macuco.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em agosto.
Isso, com a realização de uma audiência pública para apresentação, em conclusão, dos resultados e definição das próximas etapas do plano.