Intervenções da Sabesp vão melhorar, acima de tudo, a qualidade de vida da população e contribuir para reduzir a poluição da Represa Billings com investimento de R$ 4,2 milhões
Com investimento de R$ 4,2 milhões, a Sabesp iniciou, em primeiro lugar, obras que vão garantir o acesso ao esgotamento sanitário para cerca de 500 famílias do Parque Miami, em Santo André.
A região ainda não contava, por exemplo, com rede de coleta e tratamento por se tratar de uma área de ocupação informal.
Com a desestatização, o novo contrato permite, em suma, a atuação da Sabesp nessas localidades, desde que autorizada pelo governo municipal.
O esgoto da comunidade era despejado diretamente na Represa Billings.
Com as intervenções, esse cenário, portanto, começa a mudar.
Estão sendo implantados, em resumo, 3 quilômetros de rede de esgoto, 600 metros de rede de água e um novo sistema de bombeamento.
Esse sistema vai direcionar os resíduos para coleta e tratamento adequados. As obras têm prazo estimado de seis meses.
Saneamento é prioridade
O prefeito Gilvan Junior participou de vistoria na manhã desta sexta-feira (11.04) com representantes da Sabesp e reforçou que o saneamento é prioridade da gestão.
“As obras que serão realizadas vão além do tratamento do esgoto. Aqui serão realizadas intervenções de tratamento de esgoto, de água e requalificação urbana com novo asfalto e iluminação em LED. O nosso compromisso é universalizar o saneamento básico até 2028 em toda a cidade”, destacou.
Além de garantir mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população, as melhorias também representam um ganho para o meio ambiente. A regularização das ligações colabora com as ações de melhoria do saneamento na bacia da Represa Billings, importante reservatório que abastece milhões de pessoas na Grande São Paulo.
“Um dos principais compromissos da Sabesp é universalizar todo o saneamento básico para as cidades que atende até 2029. Levar infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto para áreas que antes não tinham, é parte fundamental para atingir esse objetivo”, observa o Diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior.