O que muda com a decisão do Supremo sobre o FGTS?

In ABCD On
Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Especialistas avaliam que a medida minimiza perdas financeiras e garante o poder de compra dos trabalhadores pela garantia de correção, ao menos, pela inflação

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terá que ser corrigido, ao menos, pela inflação.

A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (12.6).

Pela decisão, as contas do FGTS não poderão ser corrigidas somente pela Taxa Referencial (TR) – taxa com valor próximo de zero –, como é atualmente.

O STF decidiu que as contas deverão garantir correção real seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Trata-se, em suma, do principal indicador da inflação no País.

Pela nova regra, a TR se mantém com mais 3% ao ano e o saldo do FGTS deverá  ser corrigido, pelo menos, pela inflação, seguindo o IPCA.

O mesmo é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se o cálculo atual não alcançar o IPCA, o Conselho Curador do FGTS deverá estabelecer a forma de compensação.

A proposta foi sugerida ao STF pela Advocacia-Geral da União(AGU), após conciliação com centrais sindicais durante a tramitação do processo.

Além disso, a nova forma de correção não será aplicada a valores retroativos. Ou seja, vale para novos depósitos a partir da decisão do Supremo.

A nova correção deve começar a valer após a publicação da ata de julgamento – o que deve ocorrer nos próximos dias, segundo a a assessoria de imprensa do STF.

Garantia do poder de compra

A conselheira do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Ana Cláudia Arruda, expõe que a correção do FGTS pelo IPCA é uma demanda antiga dos trabalhadores.

“O FGTS sempre foi a pior remuneração do mercado financeiro, ficando, inclusive, abaixo da poupança”, afirma.

Para ela, a nova regra é benéfica para os trabalhadores, ao passo que esse público teve perdas significativas ao longo dos últimos anos sem a correção pela inflação.

“Essa decisão do Supremo Tribunal vem no sentido de minimizar as perdas financeiras que os trabalhadores deviam ter e que são perdas históricas por conta da inflação e das hiperinflações elevadas da economia brasileira ao longo das últimas décadas”, destaca Ana Cláudia Arruda.

Em declaração por escrito, o advogado-geral da União, Ministro Jorge Messias, avalia que a decisão beneficia diversos setores.

“Ganham os trabalhadores, os que financiam suas moradias e os colaboradores do setor de construção civil”, menciona, por exemplo, o ministro.

Impacto na economia

O FGTS é recolhido diretamente do salário dos trabalhadores que têm carteira assinada.

A nova regra oportuniza o uso do saque para movimentar a economia, como explica Ana Cláudia Arruda.

“É uma mudança, portanto, importante e que vai possibilitar aos trabalhadores brasileiros uma melhor remuneração desse recurso”, diz.

E prossegue: “Possibilitando, portanto, um melhor acúmulo financeiro para momentos importantes nas suas vidas”.

Já o diretor administrativo da Line Bank BR, Helio Lima, ressalta que a decisão vai impactar os programas sociais do governo, que o governo utiliza os recursos do FGTS para a finalidade.

“Isso vai trazer uma maior despesa, então vai aumentar provavelmente a dívida pública e gerar um aumento da taxa de juros de financiamento imobiliário para as famílias com renda até R$ 2.000”, enfatiza.

“A gente pode esperar nos próximos meses um aumento da taxa de financiamentos e no saneamento básico, pois isso acontece através do fundo da FGTS”, completa, em conclusão, Helio Lima.

Fonte: Brasil 61

You may also read!

Justiça Eleitoral concede liminar para investigar material de Fabio Palacio

Joaquim Alessi A juíza da 269ª Zona Eleitoral de São Caetano do Sul, Dra. Daniela Anholeto Valbão Pinheiro Lima, deferiu

Read More...

Dia de São João marca anúncio do Juiz João (PSD) como pré-candidato a vice de Marcelo Oliveira (PT) em Mauá

Joaquim Alessi Confirmado o convite do prefeito Marcelo Oliveira (PT) para ser seu pré-candidato a vice-prefeito nas eleições de outubro,

Read More...

Programa de Governo Participativo de Marcelo Lima chega aos bairros de São Bernardo

A plataforma, que registra mais de 5 mil sugestões, chega a 25 localidades da cidade para permitir, em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu