Joaquim Alessi
Milhares de fiéis dirigiram-se à Porta Santa do Santuário Nacional de Aparecida após a divulgação de que a mesma fecharia por 25 anos na virada de 2025 para 2026.
Trata-se, em primeiro lugar, da porta principal da Basílica em Aparecida (que não é do Norte, como muitos insistem em dizer). Só Aparecida.
A história nasceu diante do fechamento de Portas Santas em outras basílicas papais, em Roma e no Vaticano durante o Jubileu da Esperança.
Daí estendeu-se a versão pelo fato de o Santuário de Aparecida ter sido designado como Igreja Jubilar.
Mas, o fechamento específico é para as Portas Santas de Roma, marcando o fim do Jubileu.
A realidade
A informação de fechamento por 25 anos é, portanto, incorreta.
Além disso, a Porta Santa de Aparecida (ala norte da Basílica) permaneceu aberta para o Jubileu da Esperança e não será fechada.
O fechamento de Portas Santas ocorre em quatro basílicas papais em Roma e no Vaticano, como parte do encerramento do Jubileu, e não no Brasil.
A Igreja Católica abriu Portas Santas em outros locais para o Jubileu, o que gerou a confusão com o Santuário de Aparecida, também envolvido no Jubileu, mas de outra forma.
Em conclusão,fiéis foram mobilizados por uma informação falsa, mas o Santuário esclareceu que sua Porta Santa não será fechada por esse período, continuando a acolher os devotos normalmente.
