O legado do modo petista de governar

In ABCD, Artigo, Canto do Joca On
Prefeito José de Filippi Júnior. Foto: Dino Santos/PMD

José de Filippi Júnior. *

Na vida, são raras as vezes que vemos passar, diante dos nossos olhos, a história sendo escrita. Em algumas delas não temos a dimensão do acontecimento e deixamos o momento escapar. Em outras, a gente desfruta e aproveita cada segundo, como testemunha e ator da transformação. Felizmente eu me encaixo na segunda situação quando falamos dos governos do PT.

Em meados dos anos 80, recém-formado engenheiro, recebi um convite que mudaria por completo a minha vida: integrar o primeiro governo do Partido dos Trabalhadores. Eu conheci uma Diadema antes e depois do PT. E, de perto, vi a construção do modelo petista de governar.

O ano de 1980 é simbólico para o PT pela sua fundação. Mas considero que o ano de 1983 é tão importante quanto a data de criação do partido. Em 10 de fevereiro daquele ano, 40 anos atrás, um metalúrgico assumia o comando da Prefeitura de Diadema. O povo, enfim, chegava ao poder em uma cidade brasileira. O ferramenteiro Gilson Menezes fazia história liderando um grupo de aguerridos companheiros dispostos a mudar a realidade de uma administração que tinha fama de olhar para o Centro e negligenciar a periferia.

Coube a mim e minha equipe, na Secretaria de Obras, lidar diretamente com a transformação de Diadema. Asfaltamos inúmeras ruas, construímos unidades de saúde e escolas, acompanhamos obras de urbanização e saneamento básico.

Essa transformação seguiu nos anos seguintes porque a população de Diadema se via representada na gestão do PT. As plenárias participativas colocavam o povo no centro do orçamento, debatendo as políticas públicas necessárias. O filósofo grego Aristóteles nos ensina que o homem só terá vida plena se inserido em uma cidade, pois essa é condição indispensável para sua existência. Em Diadema, todos estavam inseridos no processo de construção do município.

Diadema me deu a honra de ser prefeito por quatro vezes, em vários momentos diferentes. Eu, como gestor público, pude ver quadros incríveis criados em Diadema levando o modo petista de governar para centenas de outros municípios brasileiros, para diversos Estados e para o Governo Federal. Eu me emociono todas as vezes que vejo o presidente Lula citar Diadema como laboratório de políticas públicas exitosas do PT.

Celebrar os 40 anos do primeiro mandato de um prefeito do PT, um metalúrgico simbólico, é momento de reverenciar o passado, o legado, a história. Mas também de pensar para frente. Temos um desafio enorme de reconstrução do Brasil após quatro anos de trevas. Muito parecido com o que encontramos naquela Prefeitura de Diadema do começo dos anos 1980, ainda com resquícios de ditadura militar.

O caminho para reerguermos o Brasil? O modo petista de governar, com olhar social, com o povo no orçamento, com políticas públicas que eliminem a fome e que promovam igualdade. Viva o Partido dos Trabalhadores.

  • José de Filippi Júnior é prefeito de Diadema

 

You may also read!

GCM de Diadema prende foragido da justiça durante investigação de crime ambiental

Caso ocorreu no bairro Eldorado, onde os agentes constataram diversas irregularidades ambientais, como desmatamento e depósito irregular de resíduos A

Read More...

Auxiliar de limpeza participa de exposição Mentorias com fotos artísticas do Paço de Santo André

Mostra chega à última semana no Salão de Exposições Um olhar capaz de transformar em arte ângulos de um Paço

Read More...

CarnaCultura encerra programação de Carnaval em Ribeirão Pires neste domingo (22.02)

Evento gratuito reúne atrações culturais e musicais para toda a família no Parque Luiz Carlos Grecco, marcando o fechamento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu