Novo Hospital Anchieta recebe primeiros pacientes com COVID -19 em São Bernardo

In Saúde On
- Updated
Foto: Ricardo Cassin

Após a entrega de modernização do novo Hospital Anchieta, na última quinta-feira (30/04), com capacidade para 100 leitos, sendo 19 de UTI e 81 de enfermaria, dedicados exclusivamente ao COVID-19, durante a pandemia, o equipamento recebeu os primeiros pacientes na madrugada de sábado para domingo (03/05). São 4 homens, com 51, 56, 75 e 83 anos e 5 mulheres, com 37, 57, 59, 73 e 85 anos, dos quais 2 estão na UTI e 7 na enfermaria.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e do diretor da unidade, Dr. Adilson Westheimer, visitou os primeiros pacientes, neste domingo (03/05), e voltou a pedir para a população isolamento e respeito a quarentena.

“Estamos ampliando a capacidade de atendimento em nossa Rede, aumentando a nossa estrutura, mas os moradores também precisam continuar colaborando. Mantendo os hábitos de higiene, usando a máscara e principalmente o distanciamento social, para que deste lado, possamos oferecer o melhor tratamento aos que contraírem a doença”, declarou o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a ampliação da Rede dá fôlego necessário para seguir os atendimentos na cidade, que agora passa a contar com 267 leitos (71 de UTI e 196 de enfermaria).

“A somatória destes novos 100 leitos são fundamentais para desafogar os nossos demais equipamentos. Que estavam chegando a sua capacidade máxima. Hoje estamos operando com 75% da estrutura ocupada”, informou o médico.

O atendimento no novo Hospital Anchieta é realizado de portas fechadas, ou seja, os pacientes são encaminhados por meio da central de regulação municipal, após primeiro acolhimento nas UPAs e UBSs do município. Foi o caso da primeira paciente recebida na enfermaria, atendida na UPA Demarchi e transferida nas primeiras horas do domingo. Bem como os demais pacientes, que foram transferidos do Hospital Pronto Socorro Central e demais UPAs da cidade.

“Nossa regulação municipal, por meio do sistema SISAT faz o controle e o encaminhamento dos pacientes, de acordo com as vagas disponíveis em nossos equipamentos. Que agora passa a contar com os 100 leitos do Anchieta”, adicionou Dr. Geraldo.

INVESTIMENTOS- O município ordenou R$ 7,2 milhões, em recursos próprios, para a execução total dos serviços do Anchieta. Ao todo, 764 profissionais vão trabalhar no local, sendo 130 médicos, 446 na equipe de enfermagem, e demais integrantes do administrativo, logística e multiprofissional. Destes, 234 correspondem a novas contratações.  
MELHORIAS – O local foi estruturado com 452 itens entre mobília e equipamentos novos adquiridos, como oxímetros, respiradores, monitores, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas simples e elétricas, entre outros.

You may also read!

Mauá vacina 4.686 pessoas no Dia D

Resultado inclui aplicações de doses contra Influenza e contra a dengue em grupos prioritários A Prefeitura de Mauá vacinou 4.686

Read More...

Casa da Palavra Mário Quintana abre inscrições para curso gratuito sobre história em quadrinhos

Aulas acontecem aos sábados de 14 de junho até 19 de julho Começa nesta quarta-feira (14) e vai até 12

Read More...

Jogos da Melhor Idade 2025 conta com 173 atletas de São Bernardo  

Neste ano, as competições ocorrem, em primeiro lugar, de forma descentralizada, em quatro cidades; município do ABCD recebe modalidades

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu