São Caetano tem, em primeiro lugar, Tarifa Zero, transporte público gratuito, desde novembro de 2023.
E agora, além disso, os ônibus também estão mais confortáveis.
Nesta quinta-feira (20.6), por exemplo, a VIPE (Viação Padre Eustáquio) apresentou a renovação de parte da frota.
São, acima de tudo, nove novos veículos, todos acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi, além de emitirem menos poluentes.
“A renovação atende ao contrato. Hoje a frota conta com 57 veículos, 15 a mais de quando iniciamos a gratuidade, além de seis reservas, que suprem totalmente a demanda de uma média de 72 mil passageiros por dia, chegando a picos de até 74 mil (antes do Tarifa Zero, a média era de 22 mil passageiros por dia). Além disso, estes novos ônibus são maiores (têm 12m50 e, os substituídos, 11m70), o que oferece mais conforto e espaço para os passageiros”, ressalta, em resumo, o prefeito José Auricchio Júnior, que na semana passada acompanhou, também, a apresentação do primeiro ônibus elétrico da frota.
Sistema Euro 6
Um dos destaques dos novos ônibus é o sistema Euro 6, muito utilizado na Europa, por estabelecer limites máximos de emissão de gases poluentes pelos veículos movidos a diesel.
A frota de São Caetano foi a primeira da região a contar com o sistema.
Os novos ônibus também possuem suspensão a ar, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis (celulares), iluminação interna, itinerários eletrônicos em LED e GPS.
Quanto à acessibilidade, possuem bancos especiais para obesos, assentos demarcados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Da mesma forma, elevador para cadeirantes e espaço para fixação segura de cadeira de rodas e para cão-guia.
Os nove ônibus começarão a circular assim que forem resolvidas questões burocráticas no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).
A vistoria ocorreu na garagem da VIPE e, além do prefeito Auricchio, contou com a presença do deputado estadual Thiago Auricchio.
Também lá estiveram o secretário da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Diego Santos Vido, e o diretor da VIPE, Carlos Henrique Silveira.