No programa “Bom Dia, Ministra” desta quarta-feira (17.7), titular da Saúde destacou o empenho do governo que resultou no aumento da cobertura vacinal da população
O crescimento da vacinação infantil foi um dos destaques da participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, no programa “Bom Dia, Ministra” desta quarta-feira, 17 de julho. Em uma hora de conversa com emissoras de rádio de todo o país, ela também ressaltou a inclusão de mais remédios na lista de gratuidade do programa Farmácia Popular e falou sobre o novo edital do Mais Médicos, entre outros assuntos.
“Nós tivemos um aumento na cobertura de 13 das 16 vacinas do nosso calendário de vacinação, fruto de um grande movimento, o Movimento Nacional pela Vacinação”, celebrou a ministra Nísia, referindo-se aos principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023, comparado com o ano anterior.
Recentemente, em relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Brasil saiu da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas. No destaque positivo do Brasil, o número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1, que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche, caiu de 418 mil em 2022 para 103 mil em 2023. Já o número de crianças brasileiras que não receberam a DTP3 caiu de 846 mil em 2021 para 257 mil em 2023.
A ministra da Saúde afirmou que são vários fatores trabalhados em conjunto que resultaram nesse avanço, como a integração com os entes federados e a sociedade, por meio do Movimento Nacional pela Vacinação. “Nós adotamos uma estratégia de planejamento local, vendo as dificuldades de cada região, conversando com gestores locais, mobilizando a sociedade de imunologia, de pediatria. Só é possível avançar na vacinação quando nós temos a sociedade integrada também nesse esforço ao lado do governo, e foi isso que aconteceu com múltiplas estratégias”, disse Nísia.
Outra atuação importante elencada pela ministra da Saúde para aumentar o índice de vacinação é o combate à desinformação. Um dos projetos com esse objetivo é a plataforma Saúde com Ciência. “Existe um fator muito importante que é a desinformação, que desde o ano passado, junto com a Secretaria de Comunicação do Governo Federal, nós temos combatido com uma plataforma que é o Saúde com a Ciência, levando os fatos corretos, mostrando o que há de desinformação criminosa, muitas vezes, em relação a algumas vacinas. Então esse, sem dúvida, é um fator importante”, afirmou.
REMÉDIOS GRATUITOS – Nísia Trindade falou também sobre a inclusão de novos medicamentos no programa Farmácia Popular, que agora conta com 39 itens sem custo para a população. Ela destacou a oferta de 95% dos medicamentos do programa gratuitamente. “Agora permite o acesso gratuito a todos os medicamentos para Alzheimer, para colesterol alto, o que implica uma melhoria na qualidade de atendimento”, disse a ministra.
Com a alteração, foram incluídos remédios para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, além dos que já eram gratuitos, como remédios para diabetes, hipertensão, asma e anticoncepcionais.
Essas mudanças fazem parte da retomada do programa em 2023, que expandiu a oferta de remédios e credenciou novas unidades em municípios de maior índice de vulnerabilidade. A ministra Nísia também falou sobre o programa Dignidade Menstrual e a gratuidade de todos os medicamentos e fraldas geriátricas disponíveis no Farmácia Popular para beneficiários do Bolsa Família.
“De fato, nós retomamos, porque o orçamento encaminhado pelo governo anterior previu um corte de 60% no Farmácia Popular”, afirmou Nísia. “O Farmácia Popular, assim, contribui para que não haja automedicação. A assistência farmacêutica é uma política que visa a segurança também no uso das medicações”, concluiu a ministra.
QUEM PARTICIPOU – O “Bom dia, Ministra” é um programa semanal, realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Participaram da edição desta quarta as rádios Acústica, de Camaquã/RS; Verdinha, de Fortaleza/CE; Rádio Nacional, do Rio de janeiro/RJ; Salvador FM, de Salvador/BA; Band News, de São Paulo/SP; Rádio Vox, de Timóteo/MG; CBN, de Manaus/AM; e a Rádio Grande Rio FM, de Petrolina/PE.