Nísia Trindade: “Só é possível avançar na vacinação com a sociedade integrada”

In ABCD, Canto do Joca, Saúde On
- Updated
Nísia Trindade durante entrevista ao programa "Bom Dia, Ministra” desta quarta-feira, 17 de julho - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No programa “Bom Dia, Ministra” desta quarta-feira (17.7), titular da Saúde destacou o empenho do governo que resultou no aumento da cobertura vacinal da população

O crescimento da vacinação infantil foi um dos destaques da participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, no programa “Bom Dia, Ministra” desta quarta-feira, 17 de julho. Em uma hora de conversa com emissoras de rádio de todo o país, ela também ressaltou a inclusão de mais remédios na lista de gratuidade do programa Farmácia Popular e falou sobre o novo edital do Mais Médicos, entre outros assuntos.

“Nós tivemos um aumento na cobertura de 13 das 16 vacinas do nosso calendário de vacinação, fruto de um grande movimento, o Movimento Nacional pela Vacinação”, celebrou a ministra Nísia, referindo-se aos principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023, comparado com o ano anterior.
 

Recentemente, em relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Brasil saiu da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas. No destaque positivo do Brasil, o número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1, que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche, caiu de 418 mil em 2022 para 103 mil em 2023. Já o número de crianças brasileiras que não receberam a DTP3 caiu de 846 mil em 2021 para 257 mil em 2023.
 

A ministra da Saúde afirmou que são vários fatores trabalhados em conjunto que resultaram nesse avanço, como a integração com os entes federados e a sociedade, por meio do Movimento Nacional pela Vacinação. “Nós adotamos uma estratégia de planejamento local, vendo as dificuldades de cada região, conversando com gestores locais, mobilizando a sociedade de imunologia, de pediatria. Só é possível avançar na vacinação quando nós temos a sociedade integrada também nesse esforço ao lado do governo, e foi isso que aconteceu com múltiplas estratégias”, disse Nísia.
 

Outra atuação importante elencada pela ministra da Saúde para aumentar o índice de vacinação é o combate à desinformação. Um dos projetos com esse objetivo é a plataforma Saúde com Ciência. “Existe um fator muito importante que é a desinformação, que desde o ano passado, junto com a Secretaria de Comunicação do Governo Federal, nós temos combatido com uma plataforma que é o Saúde com a Ciência, levando os fatos corretos, mostrando o que há de desinformação criminosa, muitas vezes, em relação a algumas vacinas. Então esse, sem dúvida, é um fator importante”, afirmou.
 

REMÉDIOS GRATUITOS – Nísia Trindade falou também sobre a inclusão de novos medicamentos no programa Farmácia Popular, que agora conta com 39 itens sem custo para a população. Ela destacou a oferta de 95% dos medicamentos do programa gratuitamente. “Agora permite o acesso gratuito a todos os medicamentos para Alzheimer, para colesterol alto, o que implica uma melhoria na qualidade de atendimento”, disse a ministra.
 

Com a alteração, foram incluídos remédios para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, além dos que já eram gratuitos, como remédios para diabetes, hipertensão, asma e anticoncepcionais.
 

Essas mudanças fazem parte da retomada do programa em 2023, que expandiu a oferta de remédios e credenciou novas unidades em municípios de maior índice de vulnerabilidade. A ministra Nísia também falou sobre o programa Dignidade Menstrual e a gratuidade de todos os medicamentos e fraldas geriátricas disponíveis no Farmácia Popular para beneficiários do Bolsa Família.
 

“De fato, nós retomamos, porque o orçamento encaminhado pelo governo anterior previu um corte de 60% no Farmácia Popular”, afirmou Nísia. “O Farmácia Popular, assim, contribui para que não haja automedicação. A assistência farmacêutica é uma política que visa a segurança também no uso das medicações”, concluiu a ministra.
 

QUEM PARTICIPOU – O “Bom dia, Ministra” é um programa semanal, realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Participaram da edição desta quarta as rádios Acústica, de Camaquã/RS; Verdinha, de Fortaleza/CE; Rádio Nacional, do Rio de janeiro/RJ; Salvador FM, de Salvador/BA; Band News, de São Paulo/SP; Rádio Vox, de Timóteo/MG; CBN, de Manaus/AM; e a Rádio Grande Rio FM, de Petrolina/PE.

You may also read!

“São Bernardo voltará a ser a cidade das indústrias”, afirma Luiz Fernando

O candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Fernando (PT) esteve nesta sexta-feira (06.9) em assembleia interna na Empresa

Read More...

Ponte para o futuro: Flávia Morando destaca a construção de três viadutos em seu plano de governo

Prefeiturável do União Brasil revela que vai trabalhar por projetos de mobilidade urbana para eliminar gargalos no trânsito de

Read More...

Alex Manente fala sobre tecnologia do futuro e oportunidades de emprego a trabalhadores de São Bernardo

O candidato a prefeito de São Bernardo Alex Manente (Cidadania) visitou, nesta sexta-feira (06.9), a unidade de uma grande

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu