Joaquim Alessi
Noite histórica no Planalto Central do País, nesta quarta-feira (03.04), quando o ex-presidente da República Michel Temer recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A cerimônia teve a presença de autoridades locais e do Judiciário, os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal federal (STF).
Ambos destacaram, em primeiro lugar, a capacidade do ex-presidente de dialogar e de trabalhar pela aproximação dos Três Poderes.
Passou por lá, além disso, o ministro Gilmar Mendes e ministros dos STJ, TRFs, TREs, deputados federais e 3staduais, além dos distritais.
Da mesma forma, prefeitos, ex-ministros, procuradores. Estava lotado, com gente fora do auditório, e Temer ficou emocionado.
Alexandre de Moraes teve a fala mais contundente da solenidade.
Sem igual
Ressaltou, acima de tudo, que Temer “foi um grande presidente” e “na história, nenhum outro se iguala”.
“Sério, trabalhador, um presidente que transitava, como presidente, e continua transitando pelos Três Poderes. Na história, não temos nenhum presidente que se iguala ao presidente Michel Temer nas relações com os Três Poderes”, disse, em resumo.
Por sua vez, Tiffoli referiu-se ao ex-presidente como “extremamente cordial, inteligente e prudente. Uma pessoa que não é de excessos, um construtor de pontes”.
Temer esteve em Brasília na companhia do advogado, procurador e ex-supersecretário de São Bernardo, Eurico Leite,
O ex-presidente agradeceu aos distritais e lembrou que vive em Brasília há 36 anos, em razão dos cargos que ocupou na vida política.
Afirmou, ainda, segundo o Correio Braziliense, que desejou ter conhecido a cidade quando era mais jovem, para aproveitar a rotina dos brasilienses.
“Quero que minhas palavras inaugurais não sejam apenas um ruído, mas que sejam um sentimento. E o sentimento que quero expressar é o de quem viveu praticamente 36 anos em Brasília. Quando chegou lá pelo 32° ano, estava tão encantado por Brasília, com seu potencial de crescimento, de desenvolvimento, de harmonia, de democracia. Pensei que queria ser mais jovem, que meus pais tivessem vindo cedo para Brasília e que eu tivesse nascido em Brasília. Ser cidadão de Brasília não é apenas ser de Brasília. Quem é cidadão brasiliense não é apenas do DF, é nacional”, afirmou, em conclusão, o ex-presidente.
Posse na Conpeg
Ainda na noite desta quarta, Eurico Leite esteve, da mesma forma, na posse da nova diretoria do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg).
Na presidência, portanto, está a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra, eleita em 4 de dezembro para o período de janeiro de 2024 a dezembro de 2025.