Morte de Marco Maciel, o “vice dos sonhos”, remete à reflexão sobre aliança

In Canto do Joca, Política On
- Updated
Marco Maciel. Foto: Agência Senado

Chamado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1998 e 1999-2002) de “Vice dos Sonhos”, Marco Maciel morreu neste sábado (12.06), aos 80 anos.

Muitos vão contar toda a sua história política, de 1967 a 2011 (quando pendurou de vez as chuteiras nas articulações eleitorais), mas sua partida leva, acima de tudo, a uma reflexão.

Aliás, decidiu tirar o time de campo quando, em 2010, perdeu a eleição para o Senado para Humberto Costa (PT).

Maciel sofria, havia muitos anos, do Mal de Alzheimer. Em abril foi internado com Covid-19.

Na mesma semana em que Marcelo Freixo anunciou a saída PSol, com o argumento de que o momento exige uma ampla aliança contra Bolsonaro, a morte de Maciel reforça esse ato.

Para quem estreou na política em 1967, quase o ápice da ditadura militar, como militante da direita, seria, portanto, impensável que 27 anos depois seria escolhido para vice de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, professor perseguido pelo regime, exilado…

Foi a aliança que deu certo, acima de tudo.

O Plano Real, iniciado sob o Governo Itamar Franco, com FHC no Planejamento, consolidou-se nos Governos FHC-Maciel como “a maior revolução econômica da História do Brasil”.

Quem diria? Um social-democrata autêntico e um ex-apoiador da ditadura, unidos, fazendo a “revolução” que alguns autointitulados esquerdistas tanto discursam, mas não praticam.

Está aí, portanto, um tema para refletir. E que sabe tenha reflexos em 2022.

You may also read!

Ação integrada da GCM com apoio do Smart Sanca resulta em prisões em flagrante em São Caetano no fim de semana

O trabalho integrado da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano, da Polícia Militar do sistema de monitoramento inteligente

Read More...

Defesa Civil estadual alerta para ventos fortes e veranico em São Paulo

Dois fenômenos consecutivos exigem atenção redobrada: rajadas intensas entre terça e quarta e, na sequência, período de calor atípico

Read More...

Gilvan abre 54ª edição dos Jogos Escolares de Santo André

Competição reunirá, acima de tudo, 8 mil atletas e terá novas modalidades Teve início oficialmente nesta segunda-feira (18.08), em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu