Morre aos 102 anos Ettore Dal’Mas, líder autonomista de São Caetano do Sul

In ABCD, Canto do Joca On
Cartaz de homenagem prestada a Ettore em 2021, meses depois de ele completar 100 anos de vidas, e quando a Autonomia chegava aos 73 anos, em outubro.

Joaquim Alessi

Em nota de pesar publicada às 23h38 deste sábado (27.05), o líder do governo na Câmara de São Caetano,  vereador Gilberto Costa, lamentou a  morte de Ettore Dal’Mas.

Gilberto assim manifestou-se, em primeiro lugar: “Ettore Dal’Mas, Líder Autonomista, morre aos 92 anos.” Na verdade, Ettore estava com 102 anos.

Além disso, na sequência escreveu: “Lamentamos a grande e nos solidarizamos com a família neste momento. Vereador e Líder de Governo, Gilberto Costa”.

Em 25 de outubro de 2021, a Câmara Municipal de São Caetano publicou o texto abaixo em seu Facebook:

“Tenho muito orgulho em fazer parte da história de São Caetano do Sul, o príncipe dos municípios.”

‘Ettore Dal’Mas. Nascido em São Caetano em 8 de fevereiro de 1921. Isso mesmo. Um centenário. E nunca deixou a cidade. Cidade, aliás, que só existe por conta da sua luta ao lado dos demais 94 líderes autonomistas, protagonistas da separação de São Caetano de Santo André, em 24 de outubro de 1948.

‘O jovem Ettore foi um dos fundadores do Jornal de São Caetano, em 28 de julho de 1946. O veículo teve papel importantíssimo em favor de melhorias da antiga vila e do ideal autonomista. Também foi, junto aos demais líderes do movimento, responsável pela construção do Hospital São Caetano, o primeiro da cidade.

‘Seu Ettore, nós é que temos o orgulho em poder contar um pouco da história que você, seus irmãos e amigos protagonizaram. Um movimento de coragem, que transformou uma vila, onde não havia praticamente nada, no pequeno gigante do nosso Brasil.

‘Muito obrigado, Ettore Dal’Mas, Mario Porfirio Rodrigues, Desirée Malateaux Netto e todos os outros 92 líderes autonomistas, que já nos deixaram neste plano. Sem vocês, São Caetano do Sul não existiria. A história não se apaga.”

Ettore Dal’Mas

You may also read!

Braskem apresenta Novo Sistema de Prevenção a Incêndio no Polo de Capuava

Investimento em tecnologia e segurança reforça, acima de tudo, o compromisso com a proteção das operações e da comunidade A

Read More...

Prefeito Guto Volpi conquista junto ao Estado primeiro Parque Sensorial para Ribeirão Pires

Ao lado do prefeito Guto Volpi, governador Tarcísio de Freitas assinou convênio, em primeiro lugar, para repasse ao projeto

Read More...

Ação no Hospital da Mulher promove cuidados com bem-estar e saúde em São Bernardo

Dentro do calendário especial, pacientes e funcionárias poderiam fazer maquiagem, arrumar o cabelo e, acima de tudo, participar de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu