Morando lança Operação Pé D’Água 2024/2025

In ABCD On
Prefeito Orlando Morando lança Operação Pé D'Água 2024-2025. Foto: Joaquim Alessi

Coordenada pela Defesa Civil Municipal, força-tarefa irá vigorar até 15 de abril de 2025, para minimizar impacto das chuvas no verão e salvar vidas

O prefeito Orlando Morando lançou nesta sexta-feira (29.11), em primeiro lugar, a Operação Pé D’Água 2024/2025.

A iniciativa tem como objetivo, acima de tudo, minimizar o impacto das chuvas de verão no município, em especial em tempos de eventos climáticos extremos.

Coordenada pela Defesa Civil, a operação prevê a realização de série de ações até abril de 2025.

Inclui, por exemplo, mutirões preventivos com o propósito de preservar vidas e reduzir danos durante as fortes tempestades comuns nesta época do ano.

“Este é mais um programa de sucesso implementado em 2017 e que vem sendo fundamental para a proteção de vidas durante o período mais chuvoso do ano. Nos últimos oito anos, investimos R$ 500 milhões em ações de prevenção e infraestrutura, sendo R$ 100 milhões somente no Piscinão do Paço Municipal, a maior obra de drenagem urbana do País, além de canalização de córregos, construção de taludes, e manutenção permanente”, ressaltou, em resumo, o chefe do Executivo.

Cidade toda

Conforme o prefeito, é possível observar por toda a cidade os investimentos realizados no combate às enchentes.

Ele citou, como exemplo, a Vila São Pedro, Jardim Thelma e Ferrazópolis, bairros onde foram realizadas obras de contenção de encostas. “Essas áreas eram consideradas de extremo risco no início da gestão e hoje estão completamente protegidas. Sabemos que os eventos climáticos extremos se intensificaram, porém, tenho a certeza que nosso trabalho está sendo exemplar”, complementou Morando.

O lançamento oficial da Operação Pé D’Água 2024/2025 foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal. Além do prefeito, participaram da cerimônia os secretários municipais cujas Pastas integram a força-tarefa. A operação é coordenada pela Defesa Civil Municipal e envolve 13 secretarias: Serviços Urbanos, Habitação, Assistência Social, Obras e Planejamento Estratégico, Esporte e Lazer, Saúde, Finanças, Segurança Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, Comunicação, Transporte e Vias Públicas, Educação e Governo.

Entre as ações preventivas executadas pela Operação Pé D´Água destaque para a capacitação dos agentes públicos, agentes comunitários de saúde, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e voluntários realizada em novembro, além dos mutirões para a conscientização dos moradores em áreas de riscos.

Intervenções

Balanço feito pela Secretaria de Serviços Urbanos mostra que foram realizadas 589 intervenções durante a Operação Pé D’Água 2023/2024. Um ano antes, a força-tarefa 2022/2023 registrou 512 ações e, no mesmo período anterior (2021/2022), foram 260.

You may also read!

Futebol Solidário vai reunir Seleção de Feras no Brunão

Joaquim Alessi Um jogo imperdível sob todos os aspectos. Em campo, uma verdadeira Seleção de todos os tempos do futebol brasileiro. Já

Read More...

Vereador Clóvis Girardi: 100 dias de transformação em Santo André

Com foco em inovação, vereador destaca-se por iniciativas estratégicas, defesa da Tarifa Zero e colaboração com a UFABC em

Read More...

Rio Grande da Serra anuncia novo secretário de Segurança Urbana, Trânsito e Defesa Civil

Em nota oficial, a Prefeitura de Rio Grande da Serra anunciou o novo titular da Secretaria de Segurança Urbana,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu