Ano de 2022 manteve, em primeiro lugar, avanços em novos conceitos na relação motoristas, ciclistas e pedestres em Diadema
“O ano foi extremamente positivo, pois tivemos avanços nos programas de melhoria no transporte público e aumento da segurança viária, além da inauguração das ciclofaixas, e com isso demos continuidade às diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana que têm foco no pedestre, ciclista e usuário do sistema coletivo”, comenta, em resumo, Osvaldo Misso, secretário de Mobilidade e Transportes ao fazer um balanço de 2022.
Ele diz, acima de tudo, que um dos destaques foi a instituição do Diadema Integra.
O programa devolve o R$ 1,15 cobrado nas catracas dos terminais durante integração entre as linhas municipais e intermunicipais.
Outro é a criação do Vale Transporte Social, com gratuidade aos que procuram emprego, e já conta com cerca de 500 moradores se beneficiando.
“Tentar baratear o custo do deslocamento é uma das nossas maiores preocupações, tanto que a tarifa no Cartão Sou está congelada há três anos, e também criamos o Passe Domingão, com tarifa a R$ 2, e a integração temporal”, afirmou.
A integração temporal permite ao usuário descer de um ônibus e pegar outro em qualquer ponto de parada, sem precisar passar pelo terminal, com tempo de 60 minutos na semana e 90 nos domingos e feriados. É economia de tempo e dinheiro.
O programa de renovação da frota continuou neste ano com a entrada em circulação de dez ônibus, totalizando 35 novos desde o início da gestão.
São ônibus maiores, com 45 lugares, com entradas USB, GPS, wi-fi, sistema de climatização e poltronas mais confortáveis, com baixa emissão de poluentes.
Circuito do pedal
Osvaldo Misso comentou que as três ciclofaixas permanentes entregues neste ano estão dando forma ao ‘circuito do pedal’ que será implantado em toda a cidade.
São as ciclofaixas da av. Paranapanema, av. Dom Pedro I e na av. Marginal do Serraria, somando 7.900 metros aos 6.900 metros da av. Ulysses Guimarães. E nas próximas semanas será entregue a ciclofaixa da av. Casa Grande com seus 3.800 metros.
“O ciclista é uma das nossas prioridades, tanto que o Plano de Mobilidade prevê a construção de mais de 100 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias em Diadema”, disse o secretário.
Sinalizações viárias
A implantação da sinalização viária horizontal movimentou, além disso, as equipes da secretaria durante todo o ano.
Sempre, portanto, com foco nos grandes cruzamentos e no entorno das escolas e das unidades de saúde, aumentando a segurança no trânsito.
Essas vias receberam, por exemplo, revitalização das faixas de travessia de pedestres, pintura de demarcação de fluxos e de paradas de ônibus, e marcação de vagas escolares, de idosos e de deficientes.
Em relação à sinalização vertical, dois programas estão sendo desenvolvidos, um deles o de renovação das placas indicativas de vias e praças.
São 1.100 novas placas que mostram o nome da via, o CEP e também o nome simplificado em letras maiúsculas, que permite boa leitura para quem está distante ou em movimento.
Já o Programa de Orientação de Trânsito está instalando, da mesma forma, 340 placas.
As placas de cor verde, por exemplo, orientam o motorista sobre o destino – os bairros, por exemplo.
Já as placas de cor marrom indicam os locais turísticos.
Essas placas dão, portanto, mais segurança ao motorista e agilidade ao sistema viário.
“Vamos continuar melhorando o transporte público para o usuário economizar tempo e dinheiro, a malha ciclística vai se alastrar por todos os bairros e continuaremos empenhados em aumentar a segurança no trânsito”, diz, em conclusão, o secretário.