Reestruturação das linhas de ônibus e melhoria na acessibilidade também são prioridades, acima de tudo
A Secretaria de Mobilidade de Diadema vai dar continuidade, em primeiro lugar, aos programas de humanização do trânsito e do transporte.
A nova avenida Casa Grande, a ser inaugurada nas próximas semanas, revela, da mesma forma, essa preocupação.
Ou seja, de buscar mais segurança e conforto aos pedestres, ciclistas e usuários do sistema coletivo.
A nova avenida terá, portanto, 3,5 km de faixas preferenciais para o transporte público.
Além disso, 22 abrigos elevados para facilitar o embarque, e mais a primeira ciclovia da cidade.
As calçadas serão reformadas e vão contar com nova iluminação e projeto paisagístico.
“São esses conceitos que queremos desenvolver em toda a cidade, tanto que estamos finalizando estudos para definir os quatro novos locais para receber o Rua da Gente, um projeto de rua compartilhada, com prioridade ao pedestre, espaço de convivência e ciclofaixa”, comenta, em resumo, o secretário Osvaldo Misso.
Ele explica, em suma, que o transporte coletivo continua sendo uma das prioridades.
Desde dezembro um ônibus elétrico está rodando na cidade, e até o final do ano seis deles estarão integrados à frota, com emissão zero de poluente.
As linhas municipais serão reestruturadas com o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento, e uma das ideias é implantar linhas expressas entre as regiões Norte-Sul e Leste-Oeste.
“As linhas atuais têm mais de 30 anos, a cidade cresceu e existem novas demandas. Mas as mudanças só serão implantadas depois de ouvirmos os moradores”, disse Misso.
Segurança e agilidade
As ações de melhoria e fluidez nas vias da cidade vão continuar.
O programa de renovação das placas indicativas de ruas, avenidas e praças vai terminar nas próximas semanas com a instalação de 760 placas.
Já o Programa de Operação de Tráfego está instalando dois tipos de placas de sinalização viária. As de cor verde orientam o motorista sobre os bairros e as regiões, e as de cor marrom indicam os locais turísticos.
Com a finalização, nas próximas semanas, das licitações de serviços de guinchos e de definição de um pátio, será retomado o recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas.
“Os motoristas se sentem mais seguros com as vias mais desimpedidas e com as placas indicativas, e o sistema viário fica mais ágil”, comentou o secretário.
“Os motoristas se sentem mais seguros com as vias mais desimpedidas e com as placas indicativas, e o sistema viário fica mais ágil”, comentou o secretário.
Ele destacou que as secretarias de Mobilidade e de Educação vão desenvolver um programa para aprimorar a acessibilidade e a segurança no entorno das escolas.
A ação consiste no reforço das sinalizações horizontal e vertical, e no desenvolvimento de ações para o respeito à circulação de pedestres e às vagas do transporte escolar.
Abrigos e acessibilidade
Também serão realizadas ações para melhorar a acessibilidade nas paradas de ônibus.
Com a elevação do piso da calçada para facilitar o embarque, com prioridade aos pontos mais utilizados e aqueles ao redor das UBSs e escolas.
Serão instalados 100 novos abrigos, e outros 120 serão reformados e modernizados.
Nas paradas sem espaço para a instalação de abrigos serão colocados totens amarelos indicando a linha e os destinos.
O secretário disse que também serão desenvolvidas campanhas para aumentar o uso do cartão SOU, que tem o menor valor de tarifa e permite a integração temporal.
“O cartão significa economia de dinheiro e de tempo”, concluiu.