Miriam lembra “Granadinho e Changola” no lançamento de plataforma de Bete Siraque

In ABCD, Canto do Joca On
Fotos: Comunicação/Bete Siraque

Joaquim Alessi

Vários foram os momentos de emoção e saudosismo do bom no lançamento da plataforma escutareconstruir.com.br, da pré-candidatura de Bete Siraque a prefeita de Santo André.

Com o salão do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá tomado por velhos e jovens militantes, a secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, emocionou-se e emocionou a muitos, notadamente aqueles que viveram o final dos anos de 1970 e início dos 80, ao lembrar as formulações dos primeiros programas de governo de Celso Daniel.

E o destaque mais que especial foi quando Miriam citou especificamente dois nomes decisivos na história do partido: “Granadinho e Changola”, como ela mesmo disse.

Referia-se a Antonio Carlos Lopes Granado, ex-vereador e secretário de Finanças, que fez história por meio de sua habilidade com números.

Da mesma forma, lembrava o saudoso engenheiro Maurício Mindrisz, o Changola, titular do Semasa e de outras Pastas, sempre imprescindível na construção do PT.

Em meio à sua fala, Miriam, que é de Santo André, foi citando um e outro companheiro de longas jornadas, mas a citação à dupla acima foi o momento marcante, pelo menos para este jornalista, que teve a honra e o privilégio de ser amigo dos dois.

Escutar e construir, que sacada!

Claro, mas o momento é outro, a luta continua e o que interessa nesse momento é falar de pré-campanha.

Nesse ponto, uma das grandes sacadas (embora não seja novidade, mas revestida de modernidade), foi a elaboração do site Escutar e Construir.

Afinal, quando muitos políticos se colocam  como donos da verdade (e a verdade não tem dono, não…como ensinou Raul), quando inúmeros líderes se apresentam com a pretensão de ensinar aos outros, é emblemático entender que o melhor é aprender.

A melhor comunicação é aquela de que fala menos e ouve mais.

Como salientou, da mesma forma, o deputado estadual Rômulo Fernandes, ao lembrar o conselho do pai: “Ele sempre disse que é por isso que temos duas orelhas e uma boca”.

O ato teve, além de Rômulo, a presença do pré-candidato a prefeito de São Caetano pelo PT, Jair Meneguelli e de pré-candidatas e pré-candidatos afinados com Bete e com os partidos aliados: PT, PV, PC do B, PSol e PDT.

Bete, Rômulo e Miriam

Determinante

Miriam falou mais: “Lembro com carinho dos processos de elaboração dos programas de governo das nossas administrações, muito com o Celso, mas não só com ele. Esse processo foi determinante para o sucesso dos nossos governos”, relembrou.

“Para nós, programa de governo é algo muito sério. Para outros, é apenas um papelzinho que se registra no site do Tribunal Superior Eleitoral para cumprimento de alguma regra eleitoral. Para nós, o programa de governo é a verdadeira expressão dos compromissos que vamos fazer com a sociedade”, afirmou, da mesma forma.

No site escutareconstruir.com.br o cidadão e a cidadã andreense têm espaço para manifestar sua sugestão para o programa de governo de Bete.

Isso nas mais variadas áreas da administração, como saúde, educação, mobilidade, moradia, meio ambiente, zeladoria, entre outros.

Cidade ainda melhor

Destaque, além disso, para a ênfase de Bete Siraque na proposta de não simplesmente atacar a atual gestão, mas de oferecer propostas para deixar Santo André “ainda melhor”.

A frase, foi exatamente essa: “Santo André tem um potencial incrível e, juntos, podemos deixá-la ainda melhor. Escutar e construir vai nos permitir avançar ainda mais”.

“Temos ouvido nossa população e agora temos uma plataforma para ampliar essa escuta. E, nessas minhas andanças, em cada canto desta cidade eu faço questão de perguntar para a população algum serviço ou equipamento que ela destaque. E sempre é alguma ação de um governo do PT, sobretudo de Celso. O PT fez muito e fará ainda mais por Santo André”, assinalou.

Bete também exaltou o papel da mulher na política de Santo André – ela é apenas a segunda mulher a disputar a Prefeitura de Santo André pós-redemocratização do Brasil.

Ela pontuou a parceria com o governo Lula para os avanços de políticas públicas para a cidade.

“A gente precisa olhar para todos. Podemos reproduzir programas exitosos do governo Lula para nossos jovens, bem como ampliar a oferta de serviços para a melhor idade. Santo André precisa ser de todos”, disse, em conclusão.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu