Joaquim Alessi
Vários foram os momentos de emoção e saudosismo do bom no lançamento da plataforma escutareconstruir.com.br, da pré-candidatura de Bete Siraque a prefeita de Santo André.
Com o salão do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá tomado por velhos e jovens militantes, a secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, emocionou-se e emocionou a muitos, notadamente aqueles que viveram o final dos anos de 1970 e início dos 80, ao lembrar as formulações dos primeiros programas de governo de Celso Daniel.
E o destaque mais que especial foi quando Miriam citou especificamente dois nomes decisivos na história do partido: “Granadinho e Changola”, como ela mesmo disse.
Referia-se a Antonio Carlos Lopes Granado, ex-vereador e secretário de Finanças, que fez história por meio de sua habilidade com números.
Da mesma forma, lembrava o saudoso engenheiro Maurício Mindrisz, o Changola, titular do Semasa e de outras Pastas, sempre imprescindível na construção do PT.
Em meio à sua fala, Miriam, que é de Santo André, foi citando um e outro companheiro de longas jornadas, mas a citação à dupla acima foi o momento marcante, pelo menos para este jornalista, que teve a honra e o privilégio de ser amigo dos dois.
Escutar e construir, que sacada!
Claro, mas o momento é outro, a luta continua e o que interessa nesse momento é falar de pré-campanha.
Nesse ponto, uma das grandes sacadas (embora não seja novidade, mas revestida de modernidade), foi a elaboração do site Escutar e Construir.
Afinal, quando muitos políticos se colocam como donos da verdade (e a verdade não tem dono, não…como ensinou Raul), quando inúmeros líderes se apresentam com a pretensão de ensinar aos outros, é emblemático entender que o melhor é aprender.
A melhor comunicação é aquela de que fala menos e ouve mais.
Como salientou, da mesma forma, o deputado estadual Rômulo Fernandes, ao lembrar o conselho do pai: “Ele sempre disse que é por isso que temos duas orelhas e uma boca”.
O ato teve, além de Rômulo, a presença do pré-candidato a prefeito de São Caetano pelo PT, Jair Meneguelli e de pré-candidatas e pré-candidatos afinados com Bete e com os partidos aliados: PT, PV, PC do B, PSol e PDT.
Determinante
Miriam falou mais: “Lembro com carinho dos processos de elaboração dos programas de governo das nossas administrações, muito com o Celso, mas não só com ele. Esse processo foi determinante para o sucesso dos nossos governos”, relembrou.
“Para nós, programa de governo é algo muito sério. Para outros, é apenas um papelzinho que se registra no site do Tribunal Superior Eleitoral para cumprimento de alguma regra eleitoral. Para nós, o programa de governo é a verdadeira expressão dos compromissos que vamos fazer com a sociedade”, afirmou, da mesma forma.
No site escutareconstruir.com.br o cidadão e a cidadã andreense têm espaço para manifestar sua sugestão para o programa de governo de Bete.
Isso nas mais variadas áreas da administração, como saúde, educação, mobilidade, moradia, meio ambiente, zeladoria, entre outros.
Cidade ainda melhor
Destaque, além disso, para a ênfase de Bete Siraque na proposta de não simplesmente atacar a atual gestão, mas de oferecer propostas para deixar Santo André “ainda melhor”.
A frase, foi exatamente essa: “Santo André tem um potencial incrível e, juntos, podemos deixá-la ainda melhor. Escutar e construir vai nos permitir avançar ainda mais”.
“Temos ouvido nossa população e agora temos uma plataforma para ampliar essa escuta. E, nessas minhas andanças, em cada canto desta cidade eu faço questão de perguntar para a população algum serviço ou equipamento que ela destaque. E sempre é alguma ação de um governo do PT, sobretudo de Celso. O PT fez muito e fará ainda mais por Santo André”, assinalou.
Bete também exaltou o papel da mulher na política de Santo André – ela é apenas a segunda mulher a disputar a Prefeitura de Santo André pós-redemocratização do Brasil.
Ela pontuou a parceria com o governo Lula para os avanços de políticas públicas para a cidade.
“A gente precisa olhar para todos. Podemos reproduzir programas exitosos do governo Lula para nossos jovens, bem como ampliar a oferta de serviços para a melhor idade. Santo André precisa ser de todos”, disse, em conclusão.