Metalúrgicos do ABC iniciam processo eleitoral para o mandato 2026–2029

In ABCD, Sindical On
- Updated
Foto: Adonis Guerra/Divulgação

Trabalhadores(as) sócios(as) da base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aprovaram por unanimidade, em primeiro lugar, o início do processo eleitoral da entidade sindical para o triênio 2026–2029, em Assembleia Geral na noite desta quinta-feira (29.01).
Esta é, acima de tudo, a décima vez consecutiva que os Metalúrgicos do ABC renovam a Direção Plena.

Escolhendo diretamente seus representantes nos locais de trabalho por meio dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa).

“É só com unidade que vamos alavancar a nossa categoria, que tem história, resiliência e combatividade. À luta, companheiros e companheiras!”, convocou, em suma, o secretário-geral do SMABC, Claudionor Vieira.
Na assembleia, a categoria definiu, portanto, o calendário eleitoral, a Comissão Eleitoral e a relação de fábricas com Comitês Sindicais.

Ao todo, serão, por exemplo, 46 empresas da base, com 165 representantes dos CSEs e o CSA (Comitê Sindical dos Aposentados), com seis membros.

O diretor-administrativo e financeiro dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, destacou e parabenizou, da mesma forma, a organização da categoria por mais esse processo democrático da entidade.

“Isso mostra que esta é uma casa participativa, que tem organização e que encontra na sua base, na sua militância, na sua energia e na sua força a capacidade de transformar. A nossa luta transforma”, afirmou, em resumo.

Modelo

O modelo de organização com CSEs, vigente desde abril de 1999, fortalece a categoria no local de trabalho e garante representatividade no chão de fábrica.

Esta será a 24ª direção da categoria eleita desde 1959.

O processo eleitoral é dividido em duas etapas: no primeiro turno, são eleitos os CSEs; no segundo, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal.

Os dois turnos das eleições acontecem em março e abril, respectivamente.
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, registrou seu orgulho da categoria e da entidade que representa.

“Eu sei que temos lideranças para assumir a luta deste Sindicato, que é referência no País e no mundo. Este Sindicato estará em boas mãos e vai continuar crescendo. Os Metalúrgicos do ABC são imortais. E tudo isso só é possível por causa do que temos de mais valoroso na nossa categoria, que são os trabalhadores e trabalhadoras”, disse, da mesma forma, Selerges.
Atualmente a base do SMABC corresponde a 75 mil metalúrgicos e metalúrgicas.

Trabalham em empresas de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Assembleia eleitoral em números


• 46 empresas com Comitês Sindicais
• 165 integrantes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa), sendo:
o 58 dirigentes em montadoras
o 47 dirigentes em empresas de São Bernardo
o 13 dirigentes em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
o 41 dirigentes em Diadema
• 6 representantes do Comitê Sindical dos Aposentados (CSA)

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu