Membros da Cultura em São Caetano recebem capacitação por meio de programa de formação e desenvolvimento profissional

In ABCD, Cultura On
- Updated
Marisa Catalão, Camila Zanon, Adriana Sampaio e Denise Szabo. Foto: Samuel Tchalla /SECULTPMSCS

Nesta quarta-feira, 19 de março, foi realizada a primeira edição do programa “CultSanca em Ação: capacitação e desenvolvimento”, iniciativa da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que oferece workshops e palestras voltadas à formação e ao desenvolvimento profissional de gestores e funcionários da área cultural.

O encontro ocorreu no teatro Santos Dumont, sob o tema Economia Criativa – aplicações práticas na esfera municipal, com a palestrante convidada Denise Szabo. O objetivo é capacitar gestores e funcionários do sistema de Cultura de São Caetano do Sul, bem como outros profissionais específicos em aprimorar suas habilidades na gestão cultural.

“Conhecimento nunca é demais, é algo que nunca vai tirar da gente. E o nosso lugar de escuta, de fala, de trabalho a várias mãos inclui oportunidades como esta para a ampliação do saber. É parte da nossa rotina. Espero que cada vez mais a gente possa ampliar o saber, entender que o conhecimento faz parte do processo, e que estamos juntos para aprender, construir, planejar e executar”, declarou Camila Zanon, secretária municipal de Cultura.

Em São Caetano do Sul, o sistema de Cultura é formado pela Secretaria Municipal de Cultura, Casa do Artesão Reinaldo Joaquim Gomes, Escola Municipal de Bailado Laura Thomé, pelos teatros municipais Paulo Machado de Carvalho e Santos Dumont. A Cultura ainda conta com o trabalho em conjunto da Fundação das Artes e da Fundação Pró-Memória, este que é responsável pela gestão do Centro de Documentação Histórica, Museu Histórico, Pinacoteca Municipal, Espaço Cultural Casa de Vidro e Espaço do Forno.

Em atendimento ao Plano Municipal de Cultura, as atividades do programa CultSanca em Ação são ministradas por especialistas convidados, por área temática, promovendo a troca de experiências e a aplicação prática dos conhecimentos. Os temas propostos para os próximos encontros são: Inclusão e Direitos Humanos, Legislação e Transparência, e Gestão Cultural.

Investimento em cultura
“Há estudos consistentes muito de que Cultura gera renda e superávit fiscal. Cultura não é gasto, é investimento. Compreende um ciclo de criação, produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade como um dos seus principais insumos. E, quando falamos de Cultura, falamos de mão-de-obra adquirida, o que demanda investimento em propriedade intelectual”, ensina a cineasta e produtora cultural Denise Szabo.

De acordo com estudo da FGV mapeando o impacto de três programas de fomento do setor criativo – Lei Aldir Blanc, ProAC e Juntos Pela Cultura – a cada R$ 1 investido em Cultura, a arrecadação fiscal tem R$ 1,67 de retorno. Além dos rendimentos e superávit fiscal que gera, o setor cultural, além disso, é um setor de economia com baixo impacto ambiental e distribuição de renda, uma vez que beneficia fundamentalmente MEIs (microempreendedores individuais), micro e pequenas empresas, gerando empregos de forma direta e indireta.

Denise Szabo

Denise Szabo

Denise Szabo é mestra em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, tendo treinado a Economia Criativa e impactos na região do ABC. Formado em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista (2013), é especialista em produção audiovisual pelo Senac (2016).

Como realizadara audiovisual, dentre suas principais obras destacam-se “Cartas para Cecília” (2021), “Caquinhos” (2023), docudrama sobre o popular piso de caquinho vermelho, amarelo e preto das casas paulistas, que foi sucesso na segunda metade do século 20. Também é diretora de “Águas Passadas” (2021), curta que conta a história de São Caetano do Sul por meio da memória de seus rios.

Atualmente, está à frente e coordena projetos pela produtora audiovisual Ibirá Cultural. Focada em documentários, animações e projetos educacionais, promove desde 2021 o ABC LAB – Economia Criativa Audiovisual e Empreendedorismo, que forma gestores culturais e fazedores de cultura. A Ibirá também realiza mostras e eventos diversos.

You may also read!

Silvio Brito encanta público com show de simpatia em Ribeirão Pires

Joaquim Alessi Com 73 anos de idade e 51 de carreira, Silvio Brito segue atualíssimo, em primeiro lugar, e comprovou

Read More...

Raia Frank chega ao Tanque Oceânico da Sabina Escola Parque do Conhecimento

Recinto já conta com tubarão-lixa, tartaruga, moreia e outras espécies marinhas, acima de tudo, em 120 mil litros de

Read More...

Ação da GCM reforça importância da rede de proteção às vítimas de violência doméstica em São Bernardo

Casa de Passagem, inaugurada em março, já acolheu 14 mulheres e 15 crianças; Patrulha Guardiã Maria da Penha avança

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu