Meio Ambiente de Santo André prossegue com ações do Dia da Árvore e início da primavera

In ABCD On
Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Em comemoração ao início da primavera, a Secretaria de Meio Ambiente e a Gerência Administrativa das Residências Terapêuticas de Santo André realizaram nesta quinta-feira (22) um plantio simbólico no Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari).

Foram plantadas, em primeiro lugar, mudas de ipê-amarelo e amendoeira.

A iniciativa também faz parte, da mesma forma, das comemorações do Dia da Árvore, celebrado na quarta-feira (21).

Nesta data, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu, acima de tudo, duas palestras sobre sustentabilidade.

O evento foi realizado no Auditório do Semasa, no centro da cidade, com a participação de alunos do curso de Meio Ambiente da Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita.

Palestras

Organizado pelo Departamento de Parques Municipais da Secretaria de Meio Ambiente, o evento realizado na quarta contou com a participação dos palestrantes Douglas William Cirino e Rafael de Carvalho Puglisi, que debateram o tema “Um novo olhar sobre as áreas verdes”.

Douglas William Cirino é mestre em Ecologia pela USP e Bacharel em Ciência e Tecnologia e Ciências Biológicas pela UFABC.

Dentro do tema “Distribuição balanceada de áreas verdes resultam em paisagens urbanas mais saudáveis”, o especialista ressaltou o impacto que a falta de espaço verde na área urbana pode causar na saúde humana.

Dos mais de quatro bilhões de habitantes no planeta, 55% vivem em cidades.

Estatísticas mostram que até 2050 esse índice terá um aumento de 10%, ou seja, 6,5 bilhões de pessoas estarão mais distantes da natureza.

Segundo Douglas Cirino, as árvores ajudam a regular a qualidade do ar.

“Quanto mais próximo do verde, menor o número de pessoas que desenvolvem colesterol, diabetes e hipertensão. Por exemplo, a redução de ocorrências de hipertensos que moram ao redor de plantações é de 32%. O percentual aumenta para 63,5% para quem reside próximo de parques”, afirmou, em resumo.

Soluções baseadas na natureza

Já o engenheiro Rafael de Carvalho Puglisi é fundador e CEO da Ybyrá Organização, um empreendimento socioambiental.

Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI (Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros) e pela Engenharia Mecânica de Lakehead University do Canadá, abordou o tema “A floresta gera lixo? Soluções baseadas na natureza”.

A experiência da ida ao Nepal e outras viagens para o exterior abriu caminhos para uma economia circular pautada no indivíduo e recursos naturais, com a matéria-prima oriunda da natureza.

Do aproveitamento de resíduos vegetais nasceu a Ybyra, que produz utensílios com palhas de palmeiras.

“A indústria da biodiversidade objetiva a conservação do meio ambiente e pensa na logística reversa e fontes de energia renováveis”, relatou, por exemplo.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, considera essenciais tais ações.

“Muito bom ter a certeza de que estamos no caminho certo, mantendo nossos mananciais e ampliando as áreas verdes e parques da cidade. Sem sombra de dúvidas, o resultado de todo o trabalho da secretaria e do Semasa é a entrega de qualidade de vida e saúde aos andreenses”, disse, em suma, Picarelli.

Plantio

No sábado (24), às 9h, no Parque Central, em parceria com a ASPR Contabilidade de Gestão, de Santo André, serão plantadas 70 mudas de espécies nativas.

São elas, em conclusão, ipê-amarelo e manacá-da-serra-anão, além de espécies frutíferas como uvaia, cereja-do-rio-grande e cambuci.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu