McLaren Racing entra na Extreme E; Emma Gilmour é a primeira piloto mulher de sua história

In Automobilismo On
- Updated
Os pilotos Emma Gilmour e Tanner Foust (McLaren Racing)

A McLaren Racing anunciou em 3 de novembro a neozelandesa Emma Gilmour como primeira mulher a competir pela equipe McLaren Extreme E em 2022.

Na mesma data, aconteceu um evento com a mídia durante a COP 26 – Conferência sobre Mudança Climática da ONU em Glasgow, com a presença do Príncipe Charles.

Emma fará dupla com o norte-americano Tanner Foust.

Um encontro realizado no Kelvingrove Museum, na mesma cidade, marcou a entrada da McLaren Racing na Extreme E e a exibição do design do McLaren MCL66-XE.

O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, a engenheira de corrida da McLaren para a Extreme E, Leena Gade, o renomado cientista climático professor Carlos Duarte e o designer gráfico da McLaren Extreme E, Vic Lee, estiveram presentes com Emma Gilmour no encontro com o Príncipe Charles.

Emma é conhecida por sua vasta experiência em rally, rallycross, rally cross-country e, mais recentemente, na temporada inaugural da Extreme E. Em 2016, tornou-se a primeira e única mulher a vencer um campeonato de rally na Nova Zelândia, além do “FIA Women in Motorsport” e da seleção de rally cross-country da “Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF)” em 2015. Emma completa o time de pilotos da McLaren Extreme E para 2022 ao lado do norte-americano Tanner Foust.

O anúncio da mais nova piloto da McLaren, um momento histórico para a McLaren Racing, foi ainda mais emocionante pelo fato de Emma ser compatriota do fundador da equipe, Bruce McLaren – piloto, engenheiro, inovador e lenda do automobilismo, falecido em 1970.

A decoração do carro da McLaren na Extreme E foi feita à mão pelo premiado artista e ilustrador Vic Lee. Ela representa todo o calendário de corridas nos quatro biomas visitados pelo campeonato – Ártico, Amazônia, Deserto e Oceano. As ilustrações incluem as diferentes paisagens, inspirando-se no legado deixado nos locais de corrida pela Extreme E, seus organizadores e pelas equipes, detalhando também algumas das medidas que podem ser tomadas para reduzir o impacto das mudanças climáticas. A decoração reflete também o compromisso da McLaren Racing com a iniciativa “Count Us In”, um movimento global de indivíduos e organizações para inspirar um bilhão de pessoas a tomar medidas práticas para reduzir sua pegada de carbono através do compromisso com uma ou mais das 16 etapas previstas pela ação. Os nomes dos primeiros fãs, funcionários e parceiros da McLaren Racing que se comprometeram com a iniciativa estarão no carro de corrida Extreme E junto com uma letra “C”, representando o Príncipe Charles, como um tributo por seus grandes esforços nas últimas quatro décadas na defesa de ações para um futuro sustentável.

A Extreme E só realiza suas corridas em locais onde pode aumentar a consciência climática, e os carros de corrida totalmente elétricos são transportados para os lugares de corrida por um navio de carga de passageiros reformado, o antigo “Royal Mail Ship St Helena”. O navio também serve como “laboratório flutuante”, ou sala de aula, onde podem ser realizadas palestras ou pesquisas durante as corridas.

O Príncipe Charles também pôde ver uma demonstração, feita pelo CEO da AFC Energy, Adam Bond, de como a geração de energia movida a hidrogênio – uma alternativa de emissão zero que dispensa a rede elétrica-, está sendo usada de forma pioneira pela Extreme E e por todas as equipes de corrida para carregar remotamente os SUVs elétricos da série de forma totalmente sustentável. Leena Gade faz parte da equipe McLaren Extreme E como Engenheira de Corrida a serviço da Multimatic, parceira de dinâmica de veículos da McLaren Extreme E. Ela tem uma vasta trajetória no automobilismo, atuando como engenheira no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) e na IndyCar, destacando-se como a primeira mulher engenheira de corridas a vencer as 24 Horas de Le Mans, em 2011.

A McLaren lançou em junho deste ano o programa “McLaren Racing Engage”, que promove a diversidade, a inclusão e visa criar oportunidades para todos no campo da tecnologia. O objetivo é impulsionar uma série de iniciativas colaborativas para diversificar o talento no automobilismo. O carro da McLaren Extreme E também será exibido na Zona Verde da COP26 de 8 a 12 de novembro.

“Estamos orgulhosos de nos unir à a Sua Alteza Real para anunciar Emma Gilmour como a primeira mulher a pilotar pela McLaren Racing. Emma completa nosso emocionante e competitivo time de pilotos ao lado de Tanner Foust para a nossa primeira temporada na Extreme E. Ela é uma vencedora e provou seu valor este ano na Extreme E e em seu vasto histórico nas competições off-road em várias séries de corrida em todo o mundo. É muito oportuno que nossa primeira piloto mulher seja da Nova Zelândia, assim como nosso fundador Bruce McLaren.
“Poder anunciar a chegada de Emma e lançar o nosso design com Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, durante a COP 26, dado o seu histórico em sustentabilidade e promoção da educação STEM e da engenharia, alinha-se com o compromisso de sustentabilidade, diversidade e igualdade de gênero da McLaren Racing, temas que estão profundamente enraizados no espírito da equipe. Ver o apoio de toda a família McLaren para os compromissos propostos pelo “Count Us In” evidencia a dedicação de nossos fãs, parceiros e membros da equipe para ajudar a evitar os impactos da mudança climática. Estamos ansiosos para competir na segunda temporada da Extreme E, continuar nosso processo de aprendizagem nesta jornada de descoberta e usar nossa voz para evidenciar as principais questões que impactam o mundo.”
Zak Brown, CEO da McLaren Racing

“Estou incrivelmente honrada em ser a primeira mulher a pilotar para a McLaren Racing. Tendo crescido na Nova Zelândia, sei que Bruce McLaren e McLaren Racing são vistos como o topo do automobilismo. Competir na Extreme E no próximo ano com a McLaren é uma oportunidade muito especial. A série é uma plataforma fantástica que representa a igualdade e aborda as principais questões que afetam o nosso planeta e a sociedade. Estou tentando aproveitar minha experiência anterior na Extreme E junto com todas as minhas habilidades em rally, rallycross e rally cross-country, para causar um impacto positivo e inspirar a próxima geração de mulheres pilotos e engenheiras. Mal posso esperar para começar o trabalho com a equipe.”
Emma Gilmour, piloto da McLaren Extreme E

O que é a Extreme E: 

A Extreme E é uma nova série de corrida iniciada em 2021, com SUVs elétricos competindo em ambientes extremos já danificados ou afetados por questões climáticas e ambientais ao redor do mundo. A viagem global de cinco corridas destaca o impacto das mudanças climáticas e da interferência humana em alguns dos locais mais remotos do mundo e promove a adoção de veículos elétricos na busca por um futuro com menos carbono para o planeta.

Cada X-Prix, como são chamadas as corridas da Extreme E, acontece em um percurso off-road de cerca de 15 quilômetros. O carro é compartilhado por uma dupla de pilotos (por regulamento, um homem e uma mulher) e as corridas têm duas voltas, cada uma com um piloto ao volante. O sistema é composto por sessão classificatória e por semifinais que definem os quatro automóveis finalistas.

A Extreme E também é pioneira na tecnologia de célula de combustível de hidrogênio, que permite que sua frota de corrida seja carregada com energia de emissão zero. Esta solução inovadora da AFC Energy usa a água e o sol para gerar energia de hidrogênio. Além de não gerar emissões de efeito estufa, o processo tem como único subproduto a água, a ser utilizada no local.

Para minimizar o impacto local, as corridas da Extreme E não são abertas para espectadores. Os fãs são convidados a acompanhar a ação por meio da transmissão de TV ao vivo feita pelo  portal www.extreme-e.com e das redes sociais.

Sobre a McLaren Automotive

A McLaren Automotive é criadora de supercarros de luxo e alto desempenho.

Todos os veículos são montados manualmente no Centro de Produção McLaren (MPC) em Woking, Surrey, Inglaterra.

Lançada em 2010, a empresa é hoje a maior parte do Grupo McLaren.

O portfólio de produtos da empresa é vendido em mais de 85 varejistas em 40 mercados ao redor do mundo.

A McLaren é uma pioneira que continuamente ultrapassa os limites. Em 1981, ela introduziu um chassi de fibra de carbono leve e forte na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1. Em 1993, projetou e construiu o carro de rua McLaren F1 ‒ a empresa não construiu nenhum carro sem chassi de fibra de carbono desde então. Como parte da Ultimate Series, a McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1. Em 2016, anunciou um novo hiper-GT híbrido e confirmou em 2018 que o próximo carro Ultimate seria o Speedtail.

Em 2019, a McLaren lançou o 600LT Spider, o novo GT e o McLaren Senna GTR somente de pista. Ela também revelou o 620R e o McLaren Elva antes de lançar o 765LT no ano seguinte.

Mais recentemente, a empresa revelou seu novo supercarro híbrido de alto desempenho, o McLaren Artura. O Artura é o primeiro McLaren a se beneficiar da McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). O MCLA é projetado, desenvolvido e fabricado no McLaren Composites Technology Center na região de Sheffield, na Inglaterra, usando processos pioneiros no mundo e liderará o futuro eletrificado da marca.

A McLaren Automotive também opta por fazer parceria com empresas e organizações líderes mundiais com ideias semelhantes que expandem os limites em seus respectivos campos. Isso inclui AkzoNobel, Ashurst, Dell Technologies, Gulf, Pirelli, Richard Mille, Plan International e Tumi.

Sobre o Grupo McLaren:

O Grupo McLaren é líder global em automóveis de luxo e automobilismo de elite, com foco em seus supercarros automotivos e negócios de corrida.

Fundado em 1963 pelo piloto, engenheiro e empresário Bruce McLaren, o Grupo é formado pela McLaren Automotive, que fabrica supercarros leves à mão; e uma participação majoritária na McLaren Racing, que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1 e na INDYCAR nos Estados Unidos.

O Grupo tem sede global no icônico Centro de Tecnologia McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.

Com uma reputação de inovação e excelência tecnológica, a McLaren é uma das maiores empresas independentes do Reino Unido.

You may also read!

Runner Fit inaugura unidade em São Bernardo neste sábado

São Bernardo do Campo recebe um marco no segmento fitness com a inauguração da Runner Fit São Bernardo. A unidade

Read More...

Santo André recebe Mostra de Cinema Chinês

Exibições, gratuitas, acontecem nesta sexta e na quarta, no equipamento cultural A Casa O filme “O fio da espada”, do

Read More...

Campanha Natal Solidário em Diadema começa na segunda-feira (25)

Ação visa a arrecadar alimentos, não perecíveis, para famílias atendidas pelo Banco de Alimentos e pessoas em situação de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu