Tecnologia torna a energia 85% mais barata.
Anúncio foi feito pelo diretor da empresa e presidente da AcigABC, Milton Bigucci Júnior, na primeira live da Semana MBigucci de Sustentabilidade.
Júnior participou da live com a irmã e também diretora da empresa, com Hamilton Leite, membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, e Eduardo Lima, supervisor da Glasser tecnologia em alvenaria.
Ele confirmou estar divulgando o projeto pela primeira vez publicamente, e que mais detalhes serão revelados em breve.
“Depois de quatro anos de estudo, entre idas e vindas, conseguimos emplacar uma usina de energia fotovoltaica, estou falando em primeira mão; não tem nem nome a empresa ainda”.
A usina está sendo construída em Diadema.
A energia solar fotovoltaica faz parte do projeto de mercado imobiliário com sustentabilidade, no qual a MBigucci é pioneira.
Crescimento superacelerado
O especialista Hamilton Leite ficou contente com a informação, revelou que é um modo de energia “que está crescendo demais no mundo inteiro; no Brasil ainda tem uma representatividade muito pequena, representa 1,2% da matriz de energia do País, mas desde 2013 tem crescido 230% ao ano”.
E completou: “Tem um crescimento superacelerado”. Com muito espaço para crescer, pois “o Brasil tem 6 gibabites de potência instalada, mas em comparação com outros países a gente está muito atras”, Ou seja, a MBgucci desbrava um grande e promissor mercado.
A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.
Este tipo de energia usa-se para alimentar uma grande variedade de aplicativos e aparelhos autónomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição.
Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos.
Entre os anos 2001 e 2015 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos.
A potência total fotovoltaica instalada no mundo (conectada à rede) ascendia a 16 GWp em 2008, 40 GWp em 2010, 100 GWp em 2012 e 140 GWp em 2013
No final de 2014, tinham-se instalado em todo mundo cerca de 180 GWp de potência fotovoltaica.