Mauá zera fila da mamografia

In ABCD, Saúde On
- Updated
Aposentada Maria Lina de Lima, de 62 anos, adorou a novidade. “Facilitou muito. Você sai com a mamografia agendada”, elogiou ela, que retirou o encaminhamento na unidade Zaíra 3. Foto: Edu Guimarães/PMM

Cinco mil mulheres aguardavam pelo exame na cidade; agora, as pacientes saem da UBS com dia e horário do exame marcados

A Prefeitura de Mauá tem desenvolvido iniciativas visando, em primeiro lugar, ao avanço e a rapidez dos cuidados em saúde.

Graças às ações colocadas em prática pela atual gestão, a fila para exames de mamografia foi, acima de tudo, zerada em menos de sete meses.

Agora, após as pacientes passarem por atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde), elas já deixam o local com a guia com dia e horário da mamografia marcados.

Espera tinha quase 5 mil mulheres

No fim de 2021, cerca de 5 mil mulheres aguardavam pelo exame na cidade.

O primeiro passo para reduzir a fila e atender às novas solicitações foi, portanto, a compra de 5 mil mamografias.

Elas passaram a ser realizadas, pela primeira vez na história de Mauá, no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

A aposentada Maria Lina de Lima, de 62 anos, adorou a novidade.

“Facilitou muito. Você sai com a mamografia agendada”, elogiou ela, que, além disso, retirou o encaminhamento na unidade Zaíra 3.

Foram 5.258 exames

Desde o início do trabalho da administração municipal para zerar a fila da mamografia foram realizados 5.258 exames em mulheres mauaenses.

Desse total, quase 90% (87,88%), ou seja, 4.621 deles, foram feitos na cidade. Além do Hospital Nardini, uma clínica na região central de Mauá foi contratada.

O restante foi destinado a serviços de referência estaduais em outros municípios, que deixaram de ser a única opção – de janeiro a junho deste ano foram realizados 637 exames.

A Prefeitura alerta para que as pessoas evitem faltar ao exame.

Caso não possam comparecer no dia estipulado, dirijam-se até a UBS para marcar nova data.

A mamografia é utilizada, em conclusão, para identificar lesões e nódulos e diagnosticar precocemente o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres brasileiras.

You may also read!

Mais de 500 pessoas participam da 4ª Caminhada de Conscientização do Autismo em Ribeirão Pires

Evento reuniu, em primeiro lugar, famílias atípicas, profissionais e apoiadores em caminhada com atividades inclusivas e ações voltadas ao

Read More...

Circuito Sesc de Artes leva alegria, brincadeiras e diversão ao Parque Chácara Silvestre, em São Bernardo

Espaço Nova Petrópolis reuniu atividades artísticas, culturais e de lazer; famílias aproveitaram domingo de sol para fotos de pré-aniversário

Read More...

Gigantes do Digital reuniu mais de 200 empresários do ABCD interessados em impulsionar vendas pela internet

Em evento promovido pelo Sebrae-SP especialistas abordaram estratégias de e-commerce, marketplaces e inteligência artificial O Sebrae-SP realizou no Teatro Cacilda Becker, em São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu