As 23 UBSs da cidade aplicam o imunizante das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
As 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá iniciam, na segunda-feira (25.03), das 8h às 17h, a imunização dos grupos prioritários na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a famosa gripe.
A Influenza é uma infecção causada pelos vírus A, B, C ou D, que afetam o sistema respiratório.
A doença apresenta tendência de disseminação fácil, já que os vírus A e B podem causar epidemias sazonais a ponto de causar pandemias.
Além disso, os casos podem variar de quadros leves a graves que podem levar à morte.
Daí vem a importância da vacinação.
Ela é considerada pelos técnicos do setor como a melhor estratégia de prevenção contra a doença.
Imunidade
Promove a imunidade no período de maior circulação dos vírus e reduz o agravamento da doença.
Conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde, a campanha deverá ser encerrada no dia 31 de maio, mas pode ser que este prazo se estenda.
Entre os grupos prioritários estão as crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e quilombolas.
Além disso, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e em condições clínicas especiais.
Da mesma forma, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e armadas e caminhoneiros.
Sem contar trabalhadores do transporte coletivo, do sistema prisional e portuários.
Enfim, adolescentes de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e e em situação de rua.
As doses remanescentes que o município tiver, após a data de término da campanha, serão disponibilizadas para toda a população que queira se vacinar.
A Influenza, em conclusão, apresenta sintomas como Síndrome Gripal, com febre de duração de uns três dias, dor de cabeça, dores musculares e de garganta, tosse e cansaço.