Joaquim Alessi
O lindíssimo e aconchegante Parque Ecológico do Guapituba já conta, portanto, com a atração
Morador do ABCD há mais de 40 anos, confesso nunca ter entrado no Parque Ecológico do Guapituba, e fiquei, acima de tudo, encantando com o que vi.
Além disso, o espaço mais que maravilhoso ganhou nova atração especial, a partir desta sexta-feira (1º.09). A Prefeitura de Mauá inaugurou o Jardim das Abelhas.
Mas, ninguém precisa ficar preocupado em visitar o espaço, pois as espécies desses insetos voadores que habitam o local não têm ferrão.
O objetivo é reforçar a importância das abelhas para o meio ambiente, pois os benefícios vão muito além da produção de mel.
Elas são, por exemplo, essenciais na polinização, que ajuda na manutenção das populações vegetais.
Cerca de 120 alunos da Escola Estadual Profª Iracema Crem visitaram o espaço e receberam toda a orientação da equipe de Educação Ambiental, da secretaria de Meio Ambiente.
Mais um passo rumo à recuperação
“Esse é mais um passo no plano de recuperação das áreas verdes da nossa cidade, que sempre foi um compromisso da nossa gestão. Iniciamos com as intervenções no Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia, ainda em 2021, que tem até um castelinho ambiental. E agora chegou a vez do Parque do Guapituba, com a entrega do Jardim das Abelhas, da reforma do deck do lago e ainda virá muito mais. Nos próximos dias serão instalados os brinquedos”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
“Queremos cada vez mais que as famílias da nossa cidade, vivenciem os belos espaços de lazer e junto da natureza, que Mauá possui”, explicou.
O Jardim das Abelhas fica ao lado da casa amarela, próximo da entrada do Parque pela avenida Capitão João.
No espaço há cinco caixas de colmeias diferentes de abelhas nativas sem ferrão das espécies Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos e Bugia.
As flores plantadas foram escolhidas não somente pela sua beleza, mas para fornecer alimento e matéria-prima para as abelhas cumprirem seu papel na natureza.
Entre elas estão azaleias, sampatiens, bromélias, margaridas, vedélias e begônias.
Bancos também compõem o cenário que os visitantes vão encontrar e quem sabe registrar suas fotos.
Palco/deck
Outro espaço do Parque do Guapituba, recuperado pela Prefeitura de Mauá, em parceria com a Boa Hora Central de Tratamento de Resíduos, empresa situada no bairro do Sertãozinho, é, por exemplo, o palco/deck, no lago da entrada, que agora poderá receber atrações culturais.
Durante a semana, a equipe da Educação Ambiental da Prefeitura, está à disposição para acompanhar alunos de escolas e grupos que queiram visitar o espaço e também o Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia.
Basta entrar em contato por e-mail (educacaoambiental@maua.sp.gov.br) ou telefone (11 4512-7775).
O Parque Ecológico do Guapituba tem área de cerca 575.000 m², próximo da estação Guapituba da CPTM.
É, da mesma forma, remanescente de Mata Atlântica e abriga espécies de flora e fauna de grande beleza e relevância ecológica.
O parque se configura como uma floresta urbana, e um espaço ideal para caminhadas ao ar livre, prática de exercícios físicos a apreciação da natureza.
Bom para a observação de aves, respeitando os elementos contidos na área e com interferência mínima, de modo a não impactar as espécies ali residentes.
O endereço é Avenida Capitão João, 3220, Jardim Guapituba. O espaço, em conclusão, pode ser visitado de domingo a domingo das 7h às 17h.