Mauá conscientiza população sobre hepatites virais

In ABCD On

Testagem de jovens e adultos é realizada o ano todo no CRS

Nesta quinta-feira (28.07) é celebrado, em primeiro lugar, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

A data é, acima de tudo, o ponto alto da campanha Julho Amarelo.

Ela visa à conscientização das pessoas em relação aos cuidados com as hepatites virais, doenças associadas ao câncer no fígado e à cirrose hepática.

Em Mauá, o CRS (Centro de Referência em Saúde), na Rua Dr. Benedito Meirelles Freire, 193, Vila Vitória, disponibiliza o ano todo a testagem rápida para hepatites B e C para jovens e adultos.

O serviço é oferecido de segunda a sexta, das 8h às 16h. No local, basta, portanto, apresentar o RG.

De janeiro a junho foram realizados 1.802 testes.

No mesmo período, a cidade registrou dois casos de hepatites C. Já no primeiro semestre do ano passado foram 11 de hepatite C e cinco do tipo B.

As hepatites mais comuns no Brasil são as dos tipos A, B e C.

O diagnóstico precoce permite o início do tratamento, ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Hepatite é qualquer inflamação que acometa o fígado e que pode ser causada por vírus ou pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas.

Transmissão

As mais severas são provocadas pelos vírus B e C. A transmissão ocorre ainda pelo contato com sangue contaminado ou relação sexual sem proteção.

A vacinação é, portanto, uma das formas mais seguras de prevenção. É feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Podem tomar o imunizante contra a hepatite A as crianças de 15 meses até 5 anos.

A vacina contra a do tipo B é feita, da mesma forma, ao nascer.

Mas, caso a pessoa não tenha comprovante da imunização, ela pode receber a aplicação com qualquer idade.

Entre os cuidados para evitar a infecção pelas hepatites B e C estão: uso de preservativos masculinos ou femininos, não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue humano (seringas, agulhas, alicates de unha, escova de dente e lâminas de barbear), além de observar se os estabelecimentos como estúdio de tatuagens e piercing e salões de beleza seguem, em conclusão, as normas da biossegurança da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu