Ações iniciam no próximo dia 8 e ocorrem ao longo de todo o mês de março
A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, preparou uma programação especial para celebrar o Mês da Mulher e promover a conscientização sobre os direitos femininos. Durante todo o mês de março, diversas atividades serão realizadas com o objetivo de valorizar as mulheres, oferecer serviços e reforçar o compromisso com o combate à violência de gênero.
As comemorações começam no próprio Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com uma programação extensa na Praça da Cidadania, localizada no Jardim Eden. Durante todo o dia, mulheres terão acesso a serviços oferecidos por diversas secretarias, organizações não governamentais e movimentos sociais, incluindo orientação jurídica, atendimento em saúde, assistência social, bem-estar e atividades culturais. O evento contará com a presença do prefeito Marcelo Oliveira, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira e da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Cida Maia.
No domingo, 9 de março, a partir das 8h30, será lançada a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma Violência contra a mulher deve ser tolerada”, no Campo do Itapeva. A iniciativa busca sensibilizar a população, promovendo a igualdade e o respeito. A mobilização envolve esportistas, lideranças comunitárias e autoridades locais. Outra campanha prevista para este mês, que visa combater o assédio sexual no transporte coletivo, promovida com o apoio da secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a Suzantur.
Já no dia 16 de março, também um domingo, acontece a Caminhada das Mulheres, com saída às 8h30 do Parque da Juventude e percurso pelos arredores. O evento promove a qualidade de vida e a sororidade entre as participantes, encerrando com atividades físicas e apresentações culturais no parque.
Além das atividades abertas ao público, ao longo do mês serão realizadas palestras direcionadas às mulheres em órgãos públicos e empresas privadas, abordando temas como empoderamento, direitos femininos, saúde e mercado de trabalho.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Mauá com as pautas femininas, promovendo uma cidade mais justa, inclusiva e segura para todas as mulheres.