Ação integra, em primeiro lugar, o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença
No Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase, a Prefeitura de Mauá promoveu nesta quinta-feira (19.01) capacitação de agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da rede pública que visa, além da reciclagem, a intensificação da busca por pacientes sintomáticos.
Participaram 77 profissionais, e o treinamento terá sequência na segunda-feira (23.01), com médicos e enfermeiros.
O enfrentamento da doença é feito a partir do diagnóstico precoce. Se a enfermidade não for cuidada, há riscos de complicações.
A hanseníase tem cura e o tratamento é ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Em Mauá, o ambulatório de hanseníase, localizado na Avenida da Saudade, 396, Vila Vitória, fone: 4555-7407, oferece exames e procedimentos para o diagnóstico.
Disponibiliza ainda tratamento e acompanhamento, incluindo pessoas já curadas que podem apresentar reações ou sequelas, assim como a avaliação dos contatos.
Os casos suspeitos são encaminhados e investigados no local. Em 2022, o município contabilizou 03 casos. Todos os pacientes ainda estão em tratamento.
Os sintomas mais comuns da doença são, em conclusão, manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores.
Caso note algum destes sinais procure, portanto, o médico.